segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Procurar a cara metade


            Tantas pessoas reclamam que não têm ninguém em suas vidas. São tantos o que se lamentam por não terem um namorado ou namorada. Sentem-se sozinhos e carentes. Passam, então, a dizer que ninguém mais quer nada com nada, que o amor não mais é levado seriamente e que não se fazem mais namorados como antigamente. Apesar de que mudanças sempre ocorrem na sociedade e isso muda até as formas de se relacionar, o que na verdade acontece é que se idealiza o que seja um namoro e acaba-se procurando por algo que não tem como existir na realidade.
            O problema por que essa idealização acontece é devido as pessoas procurarem sua cara metade e não um namorado ou namorada. Quem quer que seja nosso companheiro no amor, essa pessoa jamais será nossa cara metade, mas um outro com todas as suas singularidades. O amor existe apesar das diferenças e é bom que assim seja, pois amar alguém que fosse nossa cara metade (o que é irreal) seria a mesma coisa que um amor narcísico, ou seja, um amor apenas por nós mesmos e não pelo outro.
            Procurar pela cara metade é um exercício tão infrutífero quanto egoísta. É tal qual procurar por uma parte de si próprio no outro como se estivéssemos incompletos. Não é esse o caso. Ninguém deveria se envolver num namoro porque se sente incompleto. Isso só levaria ao fracasso do relacionamento já que implicaria a exigência de que o outro tenha que nos completar. Ninguém tem o poder de completar o outro e insistir nisso é se iludir e caminhar para a infelicidade. Muitos dos desentendimentos entre os casais é a decepção por notarem que o outro não traz a completude. Querem amar, porém colocam a condição de que o outro tenha que ser algo idealizado e não real.
            Amar significa, acima de tudo, aceitar que o outro é diferente. Amar implica se desfazer da idéia de que o outro precisa ser de um jeito ou outro. Procurar por caras metades é um engano e só leva ao desapontamento. Muito mais favorável é procurar alguém que podemos amar e que nos ame, mesmo havendo diferenças. É não precisar receber a etiqueta de “cara metade”, mas de companheiro ou companheira. Quando desejamos o possível, a felicidade se torna algo mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário