sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Pergunta de Leitora - Trabalho de Todos



Minha questão é com o caso do menino que supostamente matou a família em SP. A polícia afirma que foi o garoto de 13 anos que matou a família toda e se matou. Uma criança não teria como arquitetar algo desse nível, porem estamos falando em um tempo onde tudo se transforma muito rápido, muitas informações. Hoje em dia é nítido em nossas crianças um desenvolvimento e uma malícia mesmo "inocente", mesmo a criança não sabendo o significado do que está falando, mas está aí, pais e mães muito maliciosos, enfim o mundo de hoje é bem diferente do mundo de uma criança e um adolescente de 10 ou 20 anos atrás, qual a sua opinião sobre esse caso? Um adolescente mostrando todo o amor e afeto pode estar escondendo um SER PSICOPATA e isso tem como ser tratado?

            Quando recebemos a notícia de casos como esse, de um crime bárbaro, o que sempre nos acomete é um sentimento de assombro e impotência. Assombro por perceber que o ser humano pode ser capaz de atos tão terríveis e inomináveis, seja ele jovem ou mais velho, e impotência por percebermos que não podemos controlar tudo e nem saber de tudo.
            Quanto ao caso em si não há como eu falar, pois me faltam informações para tal. Agora, o que podemos pensar é sobre o que notícias assim nos causam. Quando algo bárbaro ocorre tendemos a culpar alguém ou alguma coisa. É a televisão, a internet, o descaso dos pais e da sociedade. Só que culpabilizar de nada adianta, pois esta atitude é de fuga e não de realmente pensar sobre o que se está passando.
            Malícia não é algo que foi inventado agora, sempre existiu. Psicopatas também. Vivemos uma época em que não se dá mais para adiar pensar sobre a maneira que vivemos, sobre como nos relacionamos conosco e com nossos vizinhos. A psicanalista Melanie Klein estudou os impulsos destrutivos nos relacionamentos e considerou que a agressividade é inata ao homem. Em alguns mais e em outros menos. A questão que se faz importante é como vivemos essa agressividade, que educação sentimental recebemos dos pais, da família, da escola, da sociedade, da política? Enquanto não mudarmos o que de fato valorizamos no seio de cada área da sociedade cenas tristes e crimes assustadores continuarão nos acompanhando.
            Se queremos não ter mais tais notícias é porque precisamos passar por uma revolução, mas não de armas e nem de violência, que é a mesma coisa que trocar seis por meia dúzia, mas pela revolução da maneira que vivemos, a revolução da mente. Só que essa revolução leva tempo, muito tempo e muitos que começarem a plantar agora não estarão vivos para poder vê-la. Entretanto, o plantar precisa começar e já estamos atrasados. Nos angustiarmos com o que acontece é saudável, mostra que há vida dentro de nós, mas é preciso dar um passo além e esse é um trabalho de todos e não só de um. Não é a polícia, nem a política, nem a economia, nem a escola que farão essas mudanças sozinhas, mas são as pessoas que puderem se voltar mais para si mesmas e começar a aprender a valorizar o que de fato importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário