sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pergunta de Leitora - Autora


Tenho 21 anos e moro com meus pais. Ainda não consegui passar no vestibular. Quero fazer psicologia. Sou baixa (1,50m) e gorda (86 kg). Me sinto horrível e terrivelmente feia e totalmente deslocada. Não tenho amigos e nem amigas. Nunca beijei ninguém e só sei me lamentar. Minha mãe me faz tanta pressão para emagrecer que acabo comendo de nervosa. Meu pai não fala nada, mas sei que ele tb me acha muito gorda. Sofro muito com minha vida e não sei o que fazer para melhorá-la. Já até pensei em suicídio mas nunca tive coragem. Quero mudar mas não sei como. Queria aproveitar melhor quem eu poderia ser. Mas parece que não tenho perspectiva. O que posso fazer?

            Você me fala como se você fosse duas. Uma delas você odeia, pois tem um corpo que você desgosta e uma vida que te aborrece e não te traz nenhum bom sentimento. Outra que você sente que está aí dentro de você, mas que não consegue ter acesso. Digo dessa outra baseado quando você escreveu: “queria aproveitar melhor quem eu poderia ser”. O que precisa é aprender a acessar essa outra que você sente que poderia ser.
            A sua condição é a da prisão. Você se sente presa a um corpo e a uma situação que não te favorece e que só serve para curtir o masoquismo. A primeira pergunta que você deve se fazer é o por quê disso? O que será que impede essa outra, muito mais conveniente ao seu desenvolvimento, de surgir com mais força? É importante e vital você responder essa pergunta.
            Para chegar a uma resposta que você necessita precisa se analisar e aprender a se ouvir. Ao se ouvir você entenderá as quais impedimentos inconscientes você se prende e com isso poderá vir a reconstruir a sua história de outra forma. Em vez de só saber se lamentar vai encontrar alternativas que te mostrem uma saída desse aprisionamento.
            A sua dor e sofrimento podem ser seu grande trunfo para se tornar uma psicóloga acolhedora com os sofrimentos dos futuros pacientes. Mas para isso é preciso primeiro aprender a acolher o seu sofrimento e transformá-lo. Quando você pensa em suicídio é esse corpo e situação que deseja matar e não você de fato. Está na hora de passar de vítima a autora da sua vida. Não perca mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário