segunda-feira, 12 de agosto de 2013

As emoções no corpo


            Todo mundo tem emoções. Elas são parte da vida psíquica e são de extrema importância para o bem estar. Uma pessoa que sabe lidar bem com suas emoções vive melhor e se conhece mais. Sabe até respeitar mais a si própria. Já uma pessoa que não se relaciona bem com suas emoções, tem raiva delas ou não as aceita, é uma pessoa que certamente não tem como viver bem. Quando isso acontece, de uma pessoa brigar com seu lado emocional, as emoções não deixam de existir. Quando recalca suas emoções elas continuam a existir de qualquer maneira, mesmo que de forma oculta, e é aí que pode haver um problema.
            Geralmente quando alguém não está em paz com suas emoções é porque esse alguém não conta com uma mente que possa pensar sobre o que sente. As emoções podem ser muito fortes e exigentes e para se lidar com elas se faz necessário uma mente que dê conta de um processo de elaboração. O psiquismo funciona tal como um aparelho digestivo, segundo a analogia feita pelo psicanalista Bion, que digere ou não o que se sente. Quando há boa digestão, aquilo que foi digerido passa a ser parte do ser, se torna assimilado ou em outra palavra, elaborado. Por outro lado, quando algo surge e não é bem digerido, tal como no sistema digestivo, se tem uma bela indigestão. Nesse caso uma indigestão mental. É quando há coisas demais e mente de menos.
            Nesses casos, quando a mente não tem como elaborar as emoções, muitas vezes o corpo pode sofrer. É que de alguma maneira as emoções acabam tendo que encontrar uma válvula de escape e comumente acaba sendo o corpo. São o que se chama de psicosomatizar. Em vez de sentir as emoções e se pensar sobre elas e lidar com elas mentalmente, elas acabam sendo sentidas de qualquer jeito, mas neste caso através do corpo. Muitas alergias, gastrites e outras doenças têm uma grande fonte de origem emocional. Podem perceber: toda vez que alguém passa por uma situação que exigiu muito emocionalmente essa pessoa tem uma chance grande de ficar mal. Alguma doença pode surgir, alguma alergia. Nessas horas o corpo sente o que a mente deveria sentir.
           Ninguém nasce com uma mente pronta e preparada para lidar com as emoções de forma madura e proveitosa. Isso é algo que se aprende ao longo da vida. Quando aceitamos ser sujeitos de nós mesmos e  ter que lidar com o que sentimos a mente vai se formando e se fortalecendo. Não dá para esperar ter primeiro uma mente e depois sentir, mas é um processo que ocorre junto, um contribuindo com o outro. No entanto, quanto mais a mente se fortalece menos as emoções são despejadas no corpo e menos doenças o corpo padece. Quando as emoções podem permanecer e serem resolvidas na mente o corpo agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário