segunda-feira, 29 de julho de 2013

Aprender a não agradar


            Lembro muito bem de uma estória que ouvi há muito tempo e que aqui conto, apesar de acreditar que muitos já a ouviram antes: Um avô e neto vão para uma vila onde pretendem vender o burro que têm. Decidem então subir os dois em cima do lombo do burro para chegarem ao seu destino. No meio do caminho uma senhora passa e diz “Que absurdo! Pobre animal! Como vocês têm coragem de explorá-lo assim? Dois em cima dele!!” O avô envergonhado desmonta do burrico juntamente com seu neto. Logo mais, passa um senhor que exclama: “Como vocês são burros! Estão aí se cansando de andar quando um de vocês pode montar no burro!” O avô pensa bem e diz para seu neto subir no burro e prosseguirem viagem. Mais a frente uma grupo de religiosas olha para a cena e dizem: “Veja como o mundo está! Um jovem, com saúde e pernas boas, indo montado e seu pobre avô, que trabalhou a vida toda, tendo que andar! Quanta injustiça nesse mundo!” Pensando novamente eles trocam de lugar, o avô vai para o burro e o neto desce, mas logo em seguida um grupo de trabalhadores ao vê-los falam: “Olha só para isso! Esse velho explorando o neto! Ele vai no bem bom, mas o neto tem que andar e se cansar. Ninguém mais protege os jovens!” O avô, irritado, pois nada do que fazia agradava a todos pergunta em voz alta: “Mas então o que eu devo fazer?” Passando uma pessoa muito sábia por perto lhe responde: “Faça o que para você tiver mais sentido e se esqueça das opiniões dos outros!”
            Essa simples estória nos ensina uma bela lição para a vida. É impossível agradar a todo o mundo e querer isso é se colocar numa situação desfavorável. Só podemos ser felizes se almejarmos o possível, porém querer agradar a todos é algo impossível. Quantas pessoas, ao ouvirem as opiniões de outras, não mudam toda a sua vida apenas para agradar?
            Já que é impossível agradar a todos só nos resta aceitar isso e fazer o melhor que podemos. Isso implica em saber que qualquer que seja a sua decisão alguém não vai gostar e até criticar. É um fato que temos medo das críticas, mas não há como passar pela vida sem recebê-las. Algumas delas a gente pode até usar para nosso aprendizado e crescimento, outras não têm destino melhor do que a lata do lixo.
            É preciso, então, aprender a ouvir críticas. Não devemos ouvir algo e fazer disso uma verdade. Precisamos filtrar e saber interpretar o que ouvimos, ver se isso tem sentindo para nós. É fácil julgar e dar palpite na vida alheia, mas só quem está envolvido realmente na situação sabe melhor. Usando a própria mente cada um vai poder tomar as melhores decisões para a vida, mesmo que sempre haja alguém que critique de forma ignorante e preconceituosa. Aprender a não precisar agradar é vital para se viver bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário