sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pergunta de Leitora - Decifra-me


Meu marido conheceu alguém e em quinze dias resolveu separar-se de mim e se entregar à esta nova pessoa.  Por mais que eu entenda que nossa relação não estava bem ( estamos ha 4 anos juntos), fico me questionando sobre a velocidade e intensidade que ele diz estar amando esta pessoa. Ele fala de amor incondicional, sensações maravilhosas, encontro de almas.... faz planos e projetos futuros com esta nova pessoa e ja esta com viagens marcadas para viver sua lua de mel. Existe amor à primeira vista? Uma pessoa pode ter certeza que encontrou o par ideal e que será feliz com alguém que acabou de conhecer apenas em poucos dias? Qual a chance de que isto seja real ou vá ter sucesso? Um homem com 40 anos pode estar passando por algum conflito ou crise de questionamentos à ponto de tomar atitudes tão bruscas assim?

            Você está se sentindo sem chão. Tinha um marido e de repente, com uma velocidade que te pegou desprevenida, ele termina tudo e afirma que já está em outra. Você não sabe o que fazer com esse acontecimento, está surpresa e atordoada. Hoje você sente todo o ocorrido como um furacão que passou pela sua vida, destruindo tudo o que supostamente havia sido construído. É a sensação do desamparo.
            No entanto, há perguntas a serem feitas que você precisa responder. Respondê-las pode ser uma maneira de compreender melhor o que de fato aconteceu. A primeira pergunta tem a ver com o fato de você ter sido pega desprevenida, mas você mesma reconhece que o relacionamento não ia lá muito bem. Será que você avaliou bem o que acontecia entre vocês? Será que houve uma negação de sua parte sobre um problema que estava acontecendo, mas que você não se permitia ver? Será que você tomou o relacionamento como garantido e não percebeu outros fatos? Se faz importante responder essas questões para entender se foi pega realmente de surpresa ou se você se cegou para o que acontecia entre vocês.
            A segunda pergunta é por que você faz tantas perguntas em relação a ele, mas nenhuma em relação a você? Você só pode saber o que concerne a você e não a ele. Não há como saber se ele realmente está apaixonado pela outra pessoa ou se isso é um sintoma dele. Talvez sim, talvez não. Você encara a atitude dele como um desatino, mas será que isso não estava acontecendo porém você não percebia os sinais? A questão, que você deve procurar responder, é o que você fez consigo mesma para não perceber que estava entrando numa barca furada?
             Você pode ter acesso à suas razões, mas não às dele. A importância de você entender a sua responsabilidade nisso tudo é evitar que isso se repita no futuro. Responsabilidade aqui não tem a ver com culpa. Claro que você não é culpada pelo ocorrido, mas o que há é uma responsabilidade que só poderá ser compreendida se você se dispuser a decifrar o seu inconsciente e os motivos que te levaram a ficar com esse sujeito sem nem perceber onde estava entrando. O inconsciente é como a esfinge da mitologia que quando não é decifrada nos devora. Agora é hora de olhar para si e de se reconstruir com mais sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário