segunda-feira, 15 de julho de 2013

Na Escuridão Podemos Ver


            É na escuridão da noite que conseguimos ver as estrelas. Durante o dia elas estão lá no céu, porém não as podemos ver já que a luz do sol é muito mais intensa e ofusca a luz das estrelas. É preciso, então, que o sol se ponha e a escuridão se faça presente para que possamos ver o brilho delas, ou seja, a escuridão permite ver coisas mais sutis que de outra forma não seriam vistas. Podemos pensar nisso tudo e fazer uma analogia com o funcionamento da mente.
            Quando nossa mente se encontra bem e sem nenhuma urgência que pede por atenção muitas vezes não nos damos conta de como funcionamos e de nossas sutis características internas. No entanto, quando enfrentamos problemas e ficamos angustiados começamos a perceber um funcionamento de nossa mente antes desconhecido. É na escuridão da mente ou na nossa angústia que podemos vislumbrar processos que se encontravam ocultos, mas que existiam e influenciavam a maneira que vivíamos.
            A angústia que sentimos, e que uma hora ou outra sempre aparece, é muito mal compreendida. A tendência é sempre se livrar da angústia o mais rápido possível sem nem ao menos pensar sobre o que ela significa e que conhecimento novo pode nos trazer. Mas a angústia, por pior que seja, é o sintoma que devemos compreender, é o sinal de que algo precisa ser repensando na vida. Querer se ver livre do sintoma, nesse caso a angústia, é o mesmo que querer evitar o trabalho de enxergar e mudar coisas importantes no nosso funcionamento mental.
            Compreender e aceitar nossa escuridão interna permite que vejamos coisas importantes e que fiquemos mais conscientes sobre como funcionamos. Isso acontecendo podemos ficar mais sábios sobre nós mesmos em vez de ficarmos ignorantes e perdidos no escuro. A saúde mental não significa que nosso sol simbólico tenha que estar sempre brilhando e permanecer sempre na luz, mas tem a ver com o poder enxergar até mesmo na escuridão, usar a luz das estrelas como guia, tal como os antigos navegadores. Saúde mental é poder ver e trazer uma compreensão seja qual for a situação.

2 comentários: