sexta-feira, 5 de julho de 2013

Pergunta de Leitora - Competição Nociva


Meu marido e eu vivemos em pé de guerra. Já estamos casados há 4 anos e creio que no fundo amamos muito um ao outro. Mas parece que brigamos muito por qualquer coisa. Sinto como se ele estivesse em constante disputa comigo. Tudo para ele parece ser uma competição. Mas eu estou acima disso e não preciso competir. Sei que em muitas coisas sou mesmo melhor que ele. Tenho um crescimento no meu trabalho com maiores chances do que ele. E acho que ele se ressente com tudo isso e fica com inveja. Muitas pessoas vem perguntar as coisas para mim e não para ele. Temos a mesma profissão mas vejo que tenho uma mente mais ágil. No fundo eu até aceitaria que ele ficasse em casa cuidando das tarefas domesticas e eu ir a luta. Mas como posso faze-lo entender  que tenho mais chances que ele e ele não precisar se ver em competição comigo?

            Se ele está competindo com você eu não sei, mas me parece muito claro de que você está, sim, competindo com ele. Digo isso baseado na sua escrita que aceitaria até que ele ficasse em casa cuidando das tarefas domésticas enquanto você vai ganhar o pão. Não que tivesse problema nenhum nessa situação, que é válida, mas soa muito mais como algo que você deseja e não ele.
            Talvez você até seja mesmo melhor que ele na vida profissional. Por que não? E também não há problema nenhum em você perceber isso. O problema está quando isso passa a se infiltrar na vida pessoal de vocês e cria a disputa. Caso isso aconteça é como se fosse uma contaminação no que vocês vivem e termina por vocês não estarem em união.
            Provavelmente você alimenta um gosto pela disputa, mesmo que inconscientemente. Gosta de se ver com mais potência do que ele, ou seja, gosta de ter mais poder quando se compara com ele. Um casamento não é o lugar para disputas de poder, mas sim de afetos. Se vocês não entenderem isso a tempo podem correr o risco de ter o relacionamento de vocês destruído. As brigas cotidianas por motivos de auto-afirmação através de disputa por poder são um veneno para a possibilidade de qualquer relação amorosa.
          Num casamento onde a competição passa a ter presença o afeto passa a ser ausente. É que a competição leva à conquista de poder, onde um fica se sentindo numa situação mais alta e melhor do que a do outro. Isso cria ressentimentos e mágoas. O cônjuge passa a ser o inimigo e não a pessoa que podemos contar e confiar. A competição não é necessariamente algo mau, apenas precisa ser encaixada dentro do contexto certo que não é certamente o contexto de um casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário