segunda-feira, 1 de julho de 2013

Machismo


            O machismo é quando o homem desvaloriza a figura da mulher, coloca-a como ser inferior e, muitas vezes, chega até mesmo a usar de maus tratos. Há vários exemplos dessa atitude, no tempo passado e no presente e o único resultado do machismo é um empobrecimento das relações humanas bem como a propagação da ignorância. Mas afinal, por que o machismo existe? De onde vem?
            A base do machismo tem a ver com a inveja que o homem sente em relação a mulher. A condição feminina e masculina é diferente e em algumas situações, como na psicossexual, a condição feminina é sentida pelos homens como mais vantajosa que a masculina. Os homens desejam sexualmente as mulheres muito mais do que as mulheres os desejam. A visão é parte importante da sexualidade masculina ao passo que não é tão importante assim para as mulheres, que necessitam de outros estímulos para se excitarem. Sendo os olhos os primeiros órgãos de excitação dos homens eles desejam as mulheres com mais facilidade e rapidez do que elas desejam por eles.
            Essa condição deixa os homens desconfortáveis e muitos são os que se ressentem dela. Eles queriam ser desejados facilmente assim como desejam, só que isso não acontece ou pelo menos é mais raro. Eles precisam então abordarem as mulheres e isso é fonte de grande ansiedade, pois nessa abordagem correm o risco de serem rejeitados e a dor da rejeição é sempre incômoda. Os homens invejam o fato das mulheres serem mais desejadas e ainda por cima poderem rejeitá-los e essa inveja pode se transformar em raiva que por fim se torna a atitude machista.
            Os homens machistas, inconscientemente, temem as mulheres e ser rejeitado por elas, ficam enraivecidos desta situação e agem de forma a inferiorizar as mulheres. Afinal, não precisamos invejar o que nos é inferior. A agressividade com as mulheres é uma forma de torná-las menos poderosas e assustadoras para a visão dos homens. Os machistas ao temerem as mulheres usam de sua superioridade física para impor o terror. A conseqüência é menos qualidade nos relacionamentos e mais desentendimentos que tantos prejuízos trazem ao mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário