segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sem fim


            Há pessoas que nunca conseguem terminar coisas que se empenham em fazer na vida. São pródigas em começar qualquer atividade que seja, mas depois de passado um tempo, se desinteressam do que fazem, deixando tudo incompleto e partem para outra atividade para repetir a mesma incompletude. Isso pode acontecer porque essas pessoas relutam em fazer um trabalho de luto. Realizar um trabalho de luto significa elaborar uma perda e esse é sempre um processo doloroso e que por assim ser, faz com que muitas pessoas o evitem.
            Quando começamos algo e o desenvolvemos, as coisas passam por etapas que levam a um fim. E todo fim sempre traz, as vezes mais intensamente outras menos, uma sensação de perda e exige que nos organizemos para suportar essa perda. É difícil deixar algo porque não toleramos muito bem quando sentimos estar perdendo algo. No entanto, perder abre espaço para algo novo na vida e faz com que continuemos em frente.
            Assim que iniciamos a leitura de um livro que nos agrada ou assistimos um filme que nos atrai, sabemos que haverá um fim e é justamente esse conhecimento desse fim que pode gerar um certo tipo de ansiedade. Essa ansiedade tem como função tentar evitar o sofrimento que a perda sempre traz e nossa mente tenta sempre manter o prazer e evitar qualquer desprazer.
            Para a grande maior parte das pessoas, felizmente, realizar esse trabalho de luto para dar um fim as coisas e poder iniciar outra é um processo acessível e que não atrapalha a vida. Porém, há pessoas que sofrem muito com isso e ficam numa situação em que nada nunca encontra uma conclusão. Parece bobo e idiota dessas pessoas não conseguirem terminar a leitura de um romance ou concluir uma atividade, mas para elas, que sofrem disso, é sério e acarreta toda uma pobreza na vida delas. Para resolver isso é preciso que essas pessoas possam aprender a fazer esse trabalho de luto e entendam que as perdas podem trazer um componente desagradável, mas também são as portas para uma nova conquista.

Um comentário:

  1. "E todo fim sempre traz, as vezes mais intensamente outras menos, uma sensação de perda e exige que nos organizemos para suportar essa perda."

    Parabéns pelo seu blog, conhecimento e sabedoria. No entanto,discordo da "sensação de perdas", sobre tudo, quando é uma tarefa estafante. Fico bem feliz no término. Abraço

    ResponderExcluir