sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pergunta de Leitora - Direito de sonhar


Tenho 21 anos e estou no primeiro ano de faculdade de medicina. Na verdade não sei o que eu queria fazer, medicina é o sonho da minha mãe. Sempre quis ter aquele ano sabático onde pudesse viajar antes de decidir escolher qualquer curso, mas isso é inimaginável para a minha mãe. Sei que ela quer o melhor para mim. O motivo de eu te escrever é que estou vivendo a vida no limite. Tenho medo de desapontar minha mãe. Ela sempre sonhou que eu tenha uma vida melhor e cheia de fama. Toda vez que eu me destacava na escola ou até saía uma matéria no jornal, minha mãe ficava toda orgulhosa e achando que era grande coisa. Mostrava para todo mundo e dizia sempre para eu continuar nesse caminho. Acontece que eu não sei de verdade o que eu gosto. Eu sei o que ela gosta. Chegou ao cúmulo de um dia desses ela falar que espera que eu receba o prêmio Nobel de medicina. Me sinto acuada e sem alternativas. Pode me dizer algo?

            Você pode começar se indagando por que se sente acuada e sem alternativas. Nem sempre o que sentimos tem a ver com a realidade de fato. É importante que você veja que você tem, sim, alternativas, mas que elas não vêm de graça, mas como resultado de uma conquista. A conquista nesse caso está em você viver sua vida.
            Os pais criam todo um sonho para os filhos. Antes mesmo do nascimento os pais estão sonhando com a vida do filho. O problema é quando os pais ao fazerem isso não cedem espaço para o filho sonhar também. Muito provavelmente sua mãe está tentando realizar um desejo dela em você, ou seja, está projetando em você as aspirações dela e do que ela gostaria de ter sido. Só que essa atitude não é justa para com você e você sabe disso.
            Sabe disso, mas tem receio de trazer um fim a isso tudo e desapontar a sua mãe. Você se sente acuada entre pagar o preço por se libertar e desapontar a sua mãe ou deixar-se de lado e desapontar a si mesma. Enquanto acreditar que exista um caminho sem que um preço não tenha que ser pago, se engana e posterga uma decisão importante.
           Libertar-se do sonho da sua mãe e tentar descobrir o seu não é pecado, mas um direito. Cada um precisa desenvolver seus próprios sonhos e lidar com suas próprias frustrações. Caso não aprenda a caminhar o seu caminho corre o risco de viver uma vida que não é a sua e por isso mesmo sem sentido. Quanto à sua mãe ficar decepcionada não cabe a você cuidar disso para ela. Acredito que disponha de recursos internos para deixar de ficar acuada e escolher o caminho que precisa seguir. Só precisa deixar de lado o medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário