segunda-feira, 24 de junho de 2013

A trilha dos tijolos amarelos


            A estória de O mágico de Oz, tanto em livro como em filme (a versão antiga), pode ser bastante ilustrativa para entendermos muitas coisas em nossa vida interna. Nessa estória, uma menina que estava um pouco decepcionada com o mundo a sua volta é “magicamente” levada por um tornado até uma terra desconhecida. Lá ela encontra seres diferentes e precisa encontrar o tal mágico de Oz para conseguir voltar a sua casa e seus familiares. Para chegar ao mágico segue a trilha dos tijolos amarelos, onde encontra muitos desafios e faz muitos amigos. Esses amigos representados pelo Leão, Espantalho e Homem de Lata têm também um desejo que gostariam de realizar. O Leão quer coragem, pois se acha covarde. O Espantalho quer um cérebro já que se acha estúpido e por fim o Homem de Lata deseja um coração para sentir que há vida dentro de si e de que não é apenas feito de frio metal.
            Ao se unirem para prosseguir até o mágico eles têm a chance de passar por diversos perigos que enfrentam com galhardia. Em cada um desses desafios eles se desenvolvem mais e mais. Tornam-se mais fortes e seguros, apesar de, inicialmente, não reconhecerem isso. Ao chegar até o mágico eles se deparam com uma verdade desalentadora. O tal mágico é uma grande fraude e não tem poderes coisa nenhuma, era pura enganação. Em princípio desanimados com essa descoberta os personagens vão se dando conta de que no fim eles não precisavam mesmo do mágico, pois em seu caminho eles tiveram tantas provas que suas capacidades foram desenvolvidas. O Leão mostrou coragem em muitas situações, o Espantalho deu mostra de inteligência e o Homem de Lata mostrou que tinha um coração vivo dentro de si. Já a menina poderia voltar à sua casa usando da sua força de vontade. Enfim, todos conseguiram o que queriam sem precisar de mágica nenhuma.
            Com essa estória podemos entender que em nossa mente, muitas vezes, desejamos que as coisas e os problemas se resolvessem magicamente. Desejamos, algumas vezes secretamente, que alguém nos traga soluções para nossas angústias e dores. Com esse desejo ficamos numa posição infantil já que esperamos que alguém venha e cuide de nós. Todos carregamos esse desejo, mas se faz importante que possamos nos responsabilizar pela nossa vida e cuidar dela nós mesmos. Esse desejo de que tenhamos tudo solucionado para nós ocorre porque não acreditamos no nosso potencial. Duvidamos da nossa capacidade de pensar e criar uma nova maneira de viver. Achamo-nos perdidos e ficamos a esperar por um resgate, porém o resgate só pode vir de dentro de nós.
           O que precisamos de fato é caminhar na vida e aprender com as experiências que encontramos. Só se vive bem aprendendo com a própria vida. Não existe um manual para se viver bem. Manual de instrução é para aparelhos e não para seres humanos. Para se desenvolver como ser humano é preciso se entregar à vida. Com certeza muitas coisas desagradáveis poderão ser encontradas nesse caminho, mas muitas coisas boas também poderão ser vivenciadas e ao caminhar aprenderemos muito sobre nossas capacidades e potencialidades que antes duvidávamos ter. Vamos andar na trilha dos tijolos amarelos da vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário