segunda-feira, 13 de maio de 2013

A ditadura da dieta



            O culto ao corpo é algo que se tornou uma ditadura. Podemos entender uma ditadura como uma forma de governo onde não há liberdade para se reconhecer as diferenças e o direito a elas, só há um único jeito, uma única maneira e caso essa não seja seguida rigidamente corre-se o risco de se tornar um fora da lei. Hoje, quem não tiver o corpo tido como ideal se sente culpado e excluído.
            Não prego ao dizer isso que não devemos ligar e cuidar bem dos nossos corpos. Afinal, eles são considerados o templo da alma, porém o problema aparece quando não se liga mais para a saúde do corpo, mas em idealizar o corpo. A idéia de um corpo ideal é uma grande inimiga porque engana, já que o que é ideal não existe. Desejamos um corpo irreal para a grande maioria das pessoas e quando esse não é atingido adoecemos.
            Há uma variedade de tipos de pessoas, portanto, há uma variedade de tipos de corpos. Há pessoas que por mais dietas que fazem jamais conseguirão alcançar aquele padrão que desejam justamente porque sua constituição física não permite. É inútil querer mudar a estrutura do corpo de forma radical. É como querer que uma macieira dê figos em vez de maçãs. Só se pode exigir do corpo o que é possível, senão vira caso de agressão contra a própria natureza.
            Homens sarados, mulheres sílfides são considerados como modelos necessários para se sentir bem e feliz. Como se a todos isso pudesse ser possível. Quem não se encontra inserido nesses modelos passa a se sentir mal, como se cometesse pecados e seu corpo fosse o símbolo de seus fracassos. Quem pode ser feliz ao ficar preso nessa ditadura quando o que importa é o ideal e não o possível?
            Quem quer melhorar seu corpo e cuidar dele vá em frente, mas sempre respeitando sua natureza e não ir em busca de um corpo mítico que jamais se realizará. Quem deseja o impossível está destinado a ser infeliz, porque se engana e nega a realidade. Como já dizia um provérbio antigo Mente sã, corpo são percebemos que se a mente não se liberta de uma ditadura, não se há a menor chance de se estar bem. Viver numa ditadura é acatar a prisão e se opor as diferenças abraçando a angústia e a infelicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário