sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pergunta de Leitora - Repensar



Minha mãe está velha, com 88 anos, e tenho que cuidar dela. Sou a única filha mulher e meus irmãos nunca têm tempo de cuidar dela. Me sinto prejudicada. Gosto muito da minha mãe, mas também fico um pouco revoltada. Quero viver, passear e fico aqui presa. Não tenho posses para pagar uma enfermeira que fique com ela. Enfermeiras estão caras! Sinto que estou secando e que minha vida esta sendo dragada. Sinto que meu marido está se cansando dessa vida. Só falta ele pedir o divórcio. Não sei mais o que fazer. Que fique claro que gosto de minha mãe, mas que estou cansada de ter que estar disponível toda hora para ela e nada para mim. O que posso fazer?

            Entendi que você gosta, sim, da sua mãe, mas que está cansada de viver do jeito que está. Nada pior do que sentir que está secando e tendo a vida sendo dragada. Enfim, você fala de seu incômodo e do seu sentimento de impotência perante essa situação.
            Primeiro você deveria se perguntar: por que se encontra nessa situação? Como você entrou nela? Você disse que tem irmãos e eles também são responsáveis pela mãe que têm. Por que só você arcou com essa responsabilidade? Eles não têm tempo, você diz, mas isso não me parece ser uma boa resposta. Parece-me que você acabou aceitando uma posição que te custa muito caro em termos emocionais.
            Não tenho dúvidas de que enfermeiros cobram pelo serviço que prestam, mas não entendo porque só você teria que arcar com tal valor. Você se coloca na posição de que a mãe é só sua e de que seus irmãos não precisam ter responsabilidades nenhuma. De onde será que veio essa idéia? Será que surgiu por achar que os filhos não precisam se responsabilizar tanto quanto a filha? Isso só você poderá dizer.
            O que lhe é necessário é repensar a sua posição e procurar mudá-la senão corre o risco de deixar a vida passar e se tornar amarga. É preciso analisar qual a posição que você, inconscientemente, ocupa e daí deixar de ocupar esse papel e criar outro que lhe seja mais favorável. Encontrar um analista que saiba te escutar pode ser bastante enriquecedor para você aprender a se ouvir e criar outra vida. Não perca tempo e vá em busca de mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário