segunda-feira, 22 de abril de 2013

Viver Junto



            Quando um casal decide casar ou simplesmente morar junto muita coisa muda na vida de cada um. Quando cada um está sozinho as coisas funcionam diferentes, seja no modo como se vive, como organiza a casa e as finanças, porém quando há um relacionamento é necessário toda uma adaptação a uma nova vida. O que antes dependia de uma decisão solitária agora pede uma outra análise e pensar junto se faz necessário.
            Antigamente, não muito tempo atrás, um relacionamento não era muito democrático, porque o divórcio não era bem aceito, de modo que fazia com que muitas coisas tivessem que ser engolidas por um dos membros do casal, sem muito espaço para questionamentos. Hoje isso já não precisa mais ser assim e caso o relacionamento não vai bem, o término se justifica. Com todas essas mudanças as pessoas tiveram ou têm que se adaptar aos novos tempos para manterem um relacionamento.
            Viver com outro é uma aprendizagem, pois cada um carrega suas “bagagens”, suas manias e medos. O maior problema em viver junto com uma outra pessoa é querer mudá-la, é achar que aquele outro precisa mudar para se encaixar numa determinada posição. Isso nunca acontece dessa maneira e insistir pode ser fonte de muitos desentendimentos. É claro que ocorrem mudanças nos membros de um casal, mas isso acontece com o tempo e na medida que cada um pode e não à força e porque o outro assim quer.
            Nunca é fácil manter um relacionamento e se as pessoas entendessem que forçar o outro não leva a nada, as coisas poderiam ser bem melhores. É preciso tempo e muito trabalho para um casal fazer as coisas darem certo. A pressa nesses casos é a pior companhia que pode haver, pois viver em harmonia é tal qual um trabalho artesanal, onde as coisas são feitas com cuidado, amor, dedicação e nunca com afobação e sem ligar para o sentimento do(a) parceiro(a). Mantendo junto a razão com a emoção podemos viver um relacionamento bem mais satisfatório. 

Um comentário: