sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pergunta de Leitor - Da paixão ao amor



Tenho 42 anos e sou bem estabilizado na minha vida. Sou bem apessoado e sei que chamo a atenção das mulheres. No entanto minha dúvida é por que não consigo manter um relacionamento com nenhuma por um tempo mais longo. No começo é tudo maravilha. Fico encantado, apaixonado, arrebatado, mas depois as coisas começam a mudar. Todo aquele colorido que me arrebatava vai perdendo a cor e o relacionamento se torna sem graça e sem vida. Já tive incontáveis namoradas e sempre foi assim. Todos meus amigos já são casados e sinto falta disso, mas não sei qual é o problema comigo. Agora estou perdidamente apaixonado por uma mulher de 34 anos, mas tenho medo de que essa paixão acabe. Não sei o que fazer e pensar disso.

            Você consegue reconhecer sua paixão, mas o problema está em transformar a paixão em amor, pois só o amor sustenta um relacionamento. O amor é tal como uma costura, nas palavras da psicanalista Luciana Saadi, que une os apaixonados quando a paixão vai perdendo a força.
            Você está preso no estado de apaixonamento, esse estado mágico de se sentir arrebatado, que você menciona. É uma delícia estar nesse estado, onde tudo parece dar um colorido e gosto diferente. Quem está verdadeiramente apaixonado não vê mais a realidade e só quer se perder na doce ilusão que é sua paixão. O individuo apaixonado e drogado funcionam, mentalmente, quase da mesma forma: a realidade perde a força e só a ilusão tem sentido.
            Já o amor é coisa diferente. Ele vê a realidade e a aceita, mas para se amar é necessário perder o estado de encantamento e se basear em outros valores como a solidariedade, o companheirismo e a união. O amor não traz o arrebatamento e por isso mesmo não ilude, mas faz ver as coisas como realmente são. Enquanto a paixão valoriza as coincidências entre os apaixonados o amor faz valer as diferenças. À primeira vista a paixão é muito mais interessante do que o amor, porém toda paixão tem data para acabar, enquanto o amor pode ser mantido com a convivência diária.
            No seu caso você deve se perguntar por que valoriza tanto a paixão e não dá chance para o amor. Provavelmente está apegado à paixão e às sensações que ela te propicia. Está “viciado” pelo estado de paixão. Ao analisar sua história de vida pode descobrir que motivos inconscientes estão por detrás desse aprisionamento pela paixão e se livrar deles. Quando estiver livre poderá transformar o sentimento de paixão em amor e assim amadurecer seu relacionamento. Parece-me que você já está sentindo a vontade de abandonar a ilusão e viver mais a realidade. Boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário