sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pergunta de Leitor - Questão de enfoque



Sou viciado em cocaína. Não sei bem dizer se sou mesmo viciado, mas vejo que uso cocaína com muita freqüência e que quando fico sem ela me sinto mal e como se algo estivesse faltando na minha vida. Com ela me sinto vivo, cheio de energia e coragem para fazer as coisas. Mas tb sei que ela é droga. Fico em duvida sobre essa questão de droga. Em todas as culturas e civilizações as drogas foram amplamente usadas. Por que elas deveriam então ser condenadas? Por que eu não deveria usar drogas? Sei que o próprio Freud, criador da psicanálise, usou cocaína. Fico me perguntando até que ponto a droga é mesmo perigosa.

            Nem tudo que é amplamente usado em todas as culturas e civilizações é bom. Acreditar nisso é a mesma coisa que se fazer passivo e irresponsável perante as próprias escolhas. O importante é pensar bem sobre as coisas e não simplesmente “seguir o fluxo”.
            É verdade que as drogas acompanham a humanidade, mas isso não é desculpa para se fazer uso delas. Assassinatos e violência também acompanham a civilização, então quer dizer que devemos fazer uso deles? Me parece ser uma lógica torta que está apenas a serviço da manutenção da irresponsabilidade. É um fato que Freud fez sim e até mesmo chegou a receitar para alguns de seus pacientes a cocaína, no entanto quando Freud percebeu que a cocaína estava custando à sua vida pessoal um preço alto se desfez dela. Naquele tempo a cocaína era tida como remédio estimulante.
            Mas penso que a questão principal aqui deve ser voltada a você e não à história da humanidade com a droga. Ao se focar na história é como se você se ausentasse de responder a uma outra pergunta que lhe é sim importante: o que você vem fazendo consigo quando faz uso da droga? Será que quer legitimar o seu vício?
            Quem é viciado está preso. Ficar dependente nada mais é do que se ver preso a algo sem a qual não se consegue sobreviver. Em vez de filosofar sobre as drogas tem mais a ganhar se começar a pensar em criar meios de viver sem precisar da droga, de criar vida sem o uso de drogas. Deveria gastar mais energia em ganhar e conquistar vida e não em arrumar desculpas para a sua dependência. Responsabilizar-se significa em tomar decisões que lhe favoreça e que permita viver com mais liberdade. Que tal mudar seu enfoque?

2 comentários:

  1. Gostaria de enviar uma pergunta. Como posso fazer?

    ResponderExcluir
  2. Meu marido conheceu alguém e em quinze dias resolveu separar-se de mim e se entregar à esta nova pessoa.
    Por mais que eu entenda que nossa relação não estava bem ( estamos ha 4 anos juntos), fico me questionando sobre a velocidade e intensidade que ele diz estar amando esta pessoa.
    Ele fala de amor incondicional, sensações maravilhosas, encontro de almas.... faz planos e projetos futuros com esta nova pessoa e ja esta com viagens marcadas para viver sua lua de mel.
    Existe amor à primeira vista?
    Uma pessoa pode ter certeza que encontrou o par ideal e que será feliz com alguém que acabou de conhecer apenas em poucos dias? Qual a chance de que isto seja real ou vá ter sucesso?
    Um homem com 40 anos pode estar passando por algum conflito ou crise de questionamentos à ponto de tomar atitudes tão bruscas assim?

    ResponderExcluir