segunda-feira, 29 de abril de 2013

Promessa é dívida




            É sempre importante saber o que se promete a uma criança, pois como diz o ditado promessa é dívida. Muitos encaram que a criança é um ser bobinho que não liga para essas coisas ou de que depois de um tempo esquecem. Pensar assim é desconhecer e desvalorizar uma criança bem como não reconhecer o valor de uma promessa.
            Ao prometer e depois não cumprir embaralha a cabeça das crianças e dá a entender que a palavra não tem valor nenhum. Ao não se cumprir uma promessa a palavra fica empobrecida já que fica mal usada. A palavra não pode ser desprezada já que na palavra há nossos valores. Quando digo a palavra não digo que é só a palavra verbal em si, mas os atos também. Nossas ações são também palavras.
            Quando uma criança escuta uma promessa ela fica no aguardo daquilo, cria toda uma expectativa e se a promessa não for cumprida fica-se uma decepção muito grande e também gera uma desconfiança. Desta maneira acreditar passa a ser perigoso já que o acreditar pode trazer uma grande frustração. É também um mau exemplo já que ao se prometer e não cumprir é mentir. Dá-se a idéia de que se pode mentir e enganar. Portanto, ao prometer cumpra senão corre-se o risco de enfraquecer valores importantes.
            Caso, por motivos justificáveis, uma promessa não possa ser cumprida isso deve ser conversado e colocado em palavras para que nunca fique jogado ao vento. É também preciso saber o que se promete, pois há gente que promete de tudo para todos, o que só mostra que trata a palavra de forma leviana. Talvez até faça isso porque recebeu muitas promessas que jamais foram levadas a sério e perderam todo o respeito e confiança na palavra do outro e na sua mesma. Será que os políticos sabem que promessa é dívida? Como será que esses maus políticos se relacionam com a palavra? É interessante pensar nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário