segunda-feira, 1 de abril de 2013

Adolescer




            Adolescer em latim significa crescer rumo à maioridade. É a fase em que não se é criança e não se tolera comportamentos infantis, mas também não se é adulto de fato. É essa fase intermediária e conturbada e fonte de grandes ansiedades. Não é à toa que é justamente na adolescência que existe o maior  numero de suicídios e de tentativas de suicídio. É realmente um momento complicado na vida de qualquer um.
            A palavra adolescer em português parece tanto com a palavra adoecer que fica até com um sentido negativo. Uma criança é reconhecida por suas características infantis e aceita-se muito do seu comportamento e vontades. Já um adolescente não é mais uma criança, porém não tem atitudes de um adulto até porque seria impossível ter maturidade para tanto. Maturidade se forma e não vem pronta. O adolescente está naquele momento da vida onde abandona aos poucos sua identidade infantil, mas ainda não tem outra para colocar no lugar. É a fase que uma nova identidade pode ser construída e como toda construção leva-se tempo.
            Na adolescência que se começa as contestações. Ficam rebeldes e irritados com muita facilidade. Já não aceitam as imposições dos adultos em sua volta com tanta mansidão e desejam ser mais ativos nas decisões da própria vida. Nessa fase, a família fica meio que esquecida e os amigos são enlevados numa posição bem mais alta. Para os adolescentes se torna importante se sentir parte de um grupo. Os grupos típicos da adolescência como os emos, coloridos, etc. são demonstrações de como eles estão em busca de uma nova identidade que os diferenciem das crianças e dos adultos que ainda não são. Muitos pais se ressentem que aquela criança tão encantadora tornou-se um ser desconhecido. Porém, os adolescentes desconhecem a si próprios e estão em busca de se conhecerem.
            É também na adolescência que a sexualidade vem com tudo. O reconhecimento da sexualidade traz muitas e fortes angústias porque pede que se construa maneiras efetivas e novas de se lidar com ela. As mudanças físicas e de interesses deixam o adolescente perdido e angustiado com sua situação. É que descobrir um mundo novo é excitante, mas também pode ser, e geralmente é, assustador. Tememos o novo e é por isso que os adolescentes podem ser tão arredios nessa fase. Entretanto, com o tempo, que é sempre o melhor aliado, e com paciência o adolescente pode aceitar as mudanças e aprender com elas. Consegue não mais temê-las como antes e criar uma identidade e continuar criando outras identidades assim que a vida exigir sem se sentir tão angustiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário