sexta-feira, 22 de março de 2013

Pergunta de Leitora - Mudar de Posição



Ano passado engravidei e hoje estamos casados e há 5 anos juntos. Na minha gravidez passei por humilhações onde trabalhei, por momentos chocantes e tive que ser afastada, ficando 3 meses sem receber e tendo auxílio-doença negado pelo INSS... foi mto difícil p mim! No final da gravidez qdo estava com 8 meses, descobri que fui traída pelo meu noivo. Foi a maior decepção da minha vida. Ele era meu príncipe, um relacionamento mto bom. Fiquei chocada pois a mulher que ele ficou era casada, bem mais velha que ele... mas é dessas mulheres que tem  corpão! Inclusive mandou pra ele fotos com lingerie. Isso acabou cmg, pois sempre fui mto insegura. Sou bem magrinha, cara de menina e ela é o oposto de mim.
Separei dele, mas depois de um tempo voltei, porém sinto que não o perdoei completamente e sofro mto com isso até hoje. Vira e mexe me vejo olhando a rede social dessa pessoa. Perguntei a ele se deixei de fazer algo para que ele me traísse. Sempre fomos unidos, parceiros, companheiros e ele diz que não faltou nada e que não devo me comparar a ngm, que isso que aconteceu foi ridículo, e que se arrepende.
Depois que meu bebê nasceu emagreci mto, até além do que engordei na gravidez e hoje nem deixo ele me ver sem roupa....pois não sou aquele perfil de mulher que ele ficou. Vou estar mentindo se eu disser que não confio, pois voltei a confiar (mas não da msm forma claro) mas pq isso não sai da minha cabeça? Tenho vontade de saber os detalhes da traição e pq será? Quem ama trai? Falei varias vezes a ele que quem ama não trai... ainda mais com a esposa grávida.


            Você ficou chocada com as humilhações sofridas no trabalho e ficou também chocada com a humilhação da traição. Será que há uma ligação entre esses dois eventos? Será que há, inconscientemente, uma “tendência” sua para situações de humilhação? Aliás, você também se humilha quando se compara com a mulher que tem um corpão, pois nessa comparação você se sente em grande desvantagem.
            Quando você se pergunta os por quês da traição você se impede de seguir em frente na vida. É como se você quisesse, com o por quê, encontrar uma justificativa para a traição e arrisco a dizer que você espera uma razão que aponte para uma falha sua que, então, o teria levado a te trair. Você procura se humilhar. Nada de bom há de vir enquanto você não mudar a sua posição. Se ele te traiu a responsabilidade desse ato é dele e não sua.
            Muito provavelmente você possui uma baixa autoestima. Tem vergonha de você mesma e se sente sempre por baixo. Seu namorado é um príncipe e a mulher com quem ele te trai é um mulherão e o que sobra para você? Você vê os outros de baixo para cima como se fosse uma criança e eles adultos. A questão a que você deve se deter para encontrar uma resposta é por que você não se autoriza a ser uma mulher adulta, uma mulher com uma auto-imagem mais confiante das suas possibilidades e parar de se repetir no sofrimento.
            Essa resposta você pode encontrar na sua análise. A escuta do analista te possibilitará a se escutar e a entender porque você fica numa posição que não te satisfaz e só te causa prejuízo. Na sua análise terá a chance de reconstruir uma auto-imagem na qual não mais necessitará se por em situação de desvantagem. Quando você aprender a ser sujeito da sua vida e deixar de lado a posição de vítima, as dúvidas que te prendem hoje já não mais terão sentido para existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário