segunda-feira, 11 de março de 2013

Alquimia da Alma



            Há inúmeras lendas e romances contando estórias de alquimistas tentando transforma chumbo em ouro. Penso que isso não só é uma bela estória como também é algo verdadeiro e possível. Não falo do aspecto físico e químico da coisa, mas me refiro ao significado simbólico dessas lendas. As coisas podem ser entendidas literal ou metaforicamente dependendo daquilo que queremos ou podemos ver.
            Chumbo é um metal ordinário, não há nenhuma nobreza e elegância nele. É bruto, destinado ao trabalho pesado e não carrega nenhuma glória.  Entretanto, sem ele muitas coisas seriam impossíveis de serem realizadas. Apesar de não o valorizarmos ele é parte do nosso dia e facilita  muito nossas vidas. Já o ouro está como o mais precioso dos metais nas estórias, lendas e no mundo real. Toda a nobreza e glória são exaustivamente mostradas pela versatilidade e beleza que o ouro proporciona. Coroas, anéis e colares são confeccionados para encantar e são, geralmente, feitos desse metal tão cobiçado. O ouro representa a pureza e as características mais almejadas.
            Nas lendas, os antigos alquimistas sonhavam em conseguir transformar um metal tão reles e comum como o chumbo em algo tão mais belo e refinado como o ouro. E, simbolicamente, esse processo pode acontecer de fato. Quando em vez de pensarmos em metais pensarmos na nossa mente estaremos vislumbrando a oportunidade desse processo de transformação acontecer. Tal como a transformação dos metais nossas mentes também podem se transformar. É a alquimia da alma.
            Carregamos em nossas mentes muitos sentimentos pesados e sem graça. As vezes esses mesmos sentimentos nos afundam em vez de nos elevar. É duro ter que conviver com eles e se sentir desprovido de nobreza. No entanto, assim como o chumbo na vida real tem uma serventia, o chumbo metafórico também serve para entendermos que ele existe para ser transformado em algo melhor e mais refinado. É nosso trabalho transformar o que há de mais primitivo na mente em algo que seja muito mais belo. Visto através desse prisma somos todos alquimistas em nossas vidas.

Um comentário:

  1. Se não me falha a memória foi o rei Midas que tentava transformar tudo que tocava em ouro.
    Se não é assim , é parecido.
    Acho que alegria só tem valor porque existe a tristeza,o sonho porque existe a realidade,o frio porque existe o calor,
    Não entendo muito de química,mas tu mesmo dizes que o chumbo ,"embora necessário para muitas coisas. é bruto e não carrega glória" È que a glória está exatamente para o homem no brilho, na cor . na luz, e o próprio ser humano não se dá conta que sem fosco, o incolor.a escuridão .o feio ,o bonito não existiria.
    Os padrões mudam, mas até agora a terra mais escura, úmida, humosa,adubada é a que ainda fornece as flores mais belas, as verduras mais gostosas, as carnes mais saborosas.Chumbo e ouro ,cada um com seu valor.Mas um dependente do outro,intercambiados para se perpetuarem pela humanidade.

    ResponderExcluir