sexta-feira, 8 de março de 2013

Pergunta de Leitora - Eu oculto




No mundo de hoje, as metas tem um papel fundamental: seja nas empresas ou até mesmo no planejamento familiar ou pessoal.
Porém, o que acontece quando não sabemos como defini-las?
O que acontece quando não sabemos o que queremos?
Aonde se resgata um desejo? Define-se um, nomeia-se algum?

            O que mais me chamou a atenção no seu email foi a falta do pronome “eu”. Você fez uma pergunta, provavelmente se referindo às suas indagações e inquietações, no entanto você não se colocou presente. Em sua pergunta você se encontra dissolvida, tal como uma gota de essência se dissolve num oceano.
            Talvez seja importante você investigar porque usou o pronome nós ao invés da primeira pessoa do singular. Qual o problema de se colocar de forma mais direta e objetiva? Parece-me que você se esconde através das indagações e do pensamento e com isso fica perdida. O uso que você faz das suas dúvidas serve mais para confundir do que para clarear e provavelmente seu pensamento está mais a serviço da ocultação de você mesma do que da revelação.
            Parece-me, também, que você fica muito insegura por não ter certeza do que realmente quer. Pensa em “metas” como se você fosse uma empresa que necessita de um organograma. Este pensamento é empobrecedor já que é desumanizador, pois as empresas funcionam direcionadas para o lucro enquanto o indivíduo deveria funcionar direcionado para a autorealização. Ao procurar metas você se esquece de se humanizar, ou seja, não dá voz para você mesma.
            Aonde se resgata um desejo? você se pergunta, talvez esperando uma revelação grandiosa. O que lhe falta resgatar é o seu Eu, a sua essência. É criar a possibilidade de desenvolver um autocontato mais verdadeiro e que te propricie a autocompreensão. Quem não se entende fica fadado aos desmandos do inconsciente e se repete no sofrimento. Para encontrar as respostas que podem te ajudar é necessário que você venha a entrar numa análise, pois nada substitui a fala do analisando e a escuta do analista e a partir do que surgir nesse encontro você poderá se conhecer e se compreender, bem como dar voz ao seu desejo.

Um comentário:

  1. Boa tarde Sylvio do Amaral Schreiner !
    Que satisfação te encontrar no Minha cidade.
    A cidade é um órgão formado de muitas células.Todas as funções vitais estão nas células , então também estão nas cidades.
    Sua corrente sanguínea.alimentar, de construção, nervosa,glandular,óssea etc.
    Nada como um psicólogo do teu gabarito, com a tua lucidez e interação com as almas,para abrilhantar , clarear e enriquecer o nosso grupo Minha cidade.Ab.

    ResponderExcluir