sexta-feira, 15 de março de 2013

Pergunta de Leitora - Libertação



Passei por períodos difíceis em minha vida, e queria saber se o problema nisso tudo que vou lhe falar está em algo que eu tenha de melhorar. Sou de família evangélica, meus pais me ensinam sobre Deus desde pequena, sobre o respeito ao próximo e o amor, só que quando meu pai foi levantado para pastor via ele pregar muitas coisas que não vivia, via ele julgando as pessoas diretamente no pulpito e comecei a ficar triste, aí falava com meu pai do que eu não concordava, sempre com cautela e ele falava que filho não ensina pai. Então comecei a sofrer com isso, ele foi mudando muito o jeito de ser, minha mãe também, tudo foi me enojando, me casei e nossa história é linda, hoje tenho 11 anos de casada, com 2 filhos, somos unidos e falamos sobre tudo. Um dia, uma irmã minha, que nunca me dei bem, foi se casar com um ricão, velho, a beira da morte, não concordei, não que estava julgando, só não concordei com muitas mentiras que ela não assumia, vi ela manipulando e não fui ao casamento, mas não contei a ninguém meus motivos, então muitos me julgaram, até meus pais pararam de falar comigo. Passou-se um ano, tendo ouvido muitos absurdos, inclusive de meus pais, mesmo assim fui ve-los e queria saber se sou muito rigida? bom sinto uma carencia enorme pois sempre fui muito atenciosa. o que você acha de tudo que lhe falei?

            Somos ensinados desde pequenos a honrar pai e mãe. Está até nos dez mandamentos e muitos pais tornam perversa a sua relação com os filhos achando que estão amparados pela lei religiosa e moral e se considerando acima de qualquer crítica. Só que os dez mandamentos são falhos porque não falam nada em os pais saberem, também, honrar seus filhos. E que infeliz é o pai que não se permite aprender com o filho, pois não reconhece uma oportunidade de ouro.
            Seu pai vive uma vida dupla, dissociada. Ele não vê que suas palavras e suas atitudes são contraditórias e causadoras de mal estar e culpa. Ele prega a lei do “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, tornando o próprio discurso vazio de sentido. Ele fala para os outros e não para si mesmo e com isso se torna arrogante. Quem é arrogante está sempre pronto para julgar os outros, mas jamais faz uma autoreflexão. Com esse comportamento ele te distanciou. Não é a toa que você ficou enojada.
            Na sua família a cultura predominante é a das falsas palavras. As palavras são usadas para condenar, enganar e manipular, mas jamais para serem veículos de afetos e verdade. Só que você é diferente e não quer saber de viver como sua família. Escolheu outro caminho e foi construir outro viver. No entanto, há ainda em você um sentimento de culpa sobre o que você pensa dos seus pais e da sua irmã. Apesar de saber, racionalmente, que o modelo deles não te serve, emocionalmente você se coloca em dúvida ao perguntar se não está sendo rígida demais com eles.
            A atenção da qual você se sente carente não virá dos seus pais, mas poderá vir dos seus relacionamentos saudáveis. Está na hora de abrir mão da aprovação que você espera da sua família e aceitar que dificilmente eles te entenderão e te acolherão. Para obter a atenção dos seus pais você teria que se submeter a ser do jeito que eles querem. Acha que conseguiria ser feliz se você se traísse? Então só resta cuidar das feridas para que elas não se infeccionem e se transformem em amargura e seguir em frente no seu caminho com pessoas que te merecem e que entendam o seu valor.

Um comentário:

  1. Relação pais e filhos
    Se formos falar em tradição e Bíblia já está confrontada a discórdia eterna.Conlito de gerações.Deus ,pai de Adão.:Adão :pai de Caim e Abel;Esaú e Jacó,José do Egito e seus irmãos.etc.Família é isso mesmo porque envolve seres humanos, cheios de conflitos , problemas , amores e desamores.
    Quando está tudo razoavelmente bem festa e festa,a qualquer rastilho desagradável, fogo de palha , que o tempo, o sangue, a convivência, o amor , a necessidade . o dar hoje e receber amanhã.leva para a frente ou para trás , É" uma nuvem passageira"

    ResponderExcluir