segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vida que vale a pena



            O que é viver uma vida que vale a pena? É ser rico e famoso? É ganhar um prêmio Nobel ou ser pai ou mãe? É receber uma medalha olímpica ou salvar uma vida? Enfim, há muitas respostas para essa pergunta e o importante é que cada um, individualmente, consiga respondê-la de modo verdadeiro. O problema é quando imaginamos que para ter uma vida de sucesso precisamos ser algo que no fundo nunca vai nos trazer realização.
            Há tantas pessoas que se enganam e colocam como meta para a felicidade coisas que jamais trarão significados em suas vidas. Alguém pode pensar que para ser feliz precisa ser rico e as vezes na procura pela riqueza se esquece de viver e aproveitar as oportunidades que aparecem. Outros crêem que precisam ser famosos e ao fazerem de tudo para alcançar a fama se machucam e machucam outros. É muito fácil se equivocar e seguir um caminho que não leva a lugar algum.
            Uma vida que vale a pena é uma vida que tenha significado. Seja ele qual for. Para alguém pode ser se tornar uma dona de casa, para outro pode ser se tornar um empresário de sucesso. É importante sempre procurar responder o que é que traz significado para a sua vida e não o que se acha que é bom. Sabendo o que se realmente quer é preciso se entregar de corpo e alma. É necessário dar o coração. Só indo atrás do que realmente nos significa é que podemos estar em paz.
            No entanto, o que mais se vê são pessoas correndo atrás daquilo que na verdade não traz significado nenhum para elas. Gastam tanta energia perseguindo algo que depois de alcançado não significa nada. Quem se engana perde tempo na vida e de vida. Melhor do que se enganar é sempre se conhecer e com isso ir atrás do que vale a pena. Assim não se perde tempo, mas ganha-se vida.

2 comentários:

  1. "Para alguém pode ser se tornar uma dona de casa, para outro pode ser se tornar um empresário de sucesso."

    Na minha percepção, esta frase traduz um preconceito arraigado. Por que não um "dono de casa" e uma 'empresária de sucesso'- me pareceu pouco feliz este exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela eu acho que você está dando importância a coisas sem significado, temos que entender que as palavras são limitadas incapaz de representar completamente nossas opiniões ou emoções, e que as vezes temos que ler com o coração e não com os olhos ou razão. Mas o importante e que você entendeu o significado do texto ao seu ponto de vista.

      Excluir