quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pergunta de Leitora - Reacionária



Dirijo uma empresa de pequeno porte. Sou gerente e comando uma equipe de 20 funcionários. Só que ultimamente venho ficado brava com muita facilidade com tudo na empresa. Sei que sou um pouco grosseira, as vezes, mas os funcionários também não colaboram com nada. Há funcionários que me ligam pela manhã e dizem que estão se sentindo mal e não poderão vir trabalhar. Pera aí. Ninguém fica doente da noite pro dia, então porque não avisaram no dia anterior? Acho isto uma falta de consideração e profissionalismo. Não suporto quando funcionário vem me pedir algo. Eu não fico pedindo nada pra eles. Já me chamaram de muito grosseira e mal educada, mas sou profissional. Não suporto preguiçosos. Já briguei com muita gente e as vezes fico sem vontade de ir trabalhar. Acho que não vale a pena. Descobri seu blog e resolvi perguntar o que acha? Se preciso de ajuda para me acalmar?

            Você mesma já sabe a resposta. Reconhece que perde as estribeiras no seu trabalho e possivelmente na sua vida pessoal também. Percebe também que isso está lhe prejudicando. Talvez esteja mais do que na hora de você examinar o que está te acontecendo para não ficar presa nessa situação que tanto aborrecimento lhe traz.
            Não é fácil suportar frustrações. Ninguém nasce sabendo isso, mas é fundamental que se aprenda, pois quem não aprende a tolerar as frustrações fica defensivo muito facilmente e se impede de se desenvolver e criar outros pontos de vista. Seja na vida profissional ou pessoal as frustrações sempre aparecem, fazendo com que seja necessário construir uma mente que possa pensá-las. Pensar sobre as frustrações é a melhor maneira que se tem para se ver livre delas. Quem não usa do pensamento simplesmente reage. Esse parece ser o seu caso.
            O problema é que as reações podem ser muito bruscas e criar muitos problemas. Muitas coisas, que não deveriam ser ditas, são faladas e podem trazer futuros arrependimentos. Para não ficar nesse estado é preciso então aprender a reagir de forma diferente e não impulsiva. Ser gerente é uma posição de responsabilidade e isso significa ter que lidar com muitas frustrações diariamente. Será que você aceita essa posição na qual é exigido muito de você? Pode ser que internamente você relute em ser a gerente de fato.
            É claro que um funcionário pode adoecer da noite para o dia. Todos corremos este risco, mas você nega esse fato já que lhe traz tantas frustrações. Obvio que os funcionários vão fazer pedidos para você, você á a gerente. Porém quando lhe pedem, isso exige de você um posicionamento e você se frustra e reage defensivamente. Gostaria que todos caminhassem sem você, mas aí não haveria necessidade de uma gerente. O melhor investimento que você pode fazer agora é se conhecer melhor para agir de outra forma que não apenas a reacionária.

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