sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Suspense



Sinto que minha vida é um filme de suspense. Nunca sei como será o meu amanhã. Acontece tanta coisa: perder emprego, meu cachorro fugir, brigar com o namorado. É tudo muito instável. Não tenho nenhuma segurança e ultimamente venho percebendo um sentimento estranho que não sei o que é. Só sei que esse sentimento vem, apesar de não saber o que seja, e me deixa me sentindo mal. Acho que algo está para acontecer, mas não sei o que é. Estou com medo desse sentimento. Um medo como nunca tive em toda a minha vida. Ao mesmo tempo que quero saber do que se trata também tenho medo. Não entendo mais nada e isso me deixa assustada. Queria um remédio para deixar de sentir as coisas e o medo. O que você me diz?


            A vida como um filme de suspense! Alfred Hitchcock, mestre na direção de filmes, foi quem melhor traduziu para as telas o sentimento de suspense das pessoas. Sem efeitos especiais de alta tecnologia e sem pirotecnias em cena ele conseguia deixar os espectadores em suspense usando algo bem simples: deixar as coisas incógnitas, ou seja, desconhecidas, até o seu desfecho. Tanto que ele dizia que não existia nada mais assustador do que não saber o que há por detrás de uma porta fechada.
            Não saber o que é esse sentimento que você menciona é justamente isso que o cineasta falava. Algo desconhecido por detrás de uma porta que se encontra fechada. Tudo o que desconhecemos nos assusta e muitas vezes nos faz perguntar se queremos de fato abrir essa porta e descobrir o que há escondido. Imaginamos que um monstro pode estar lá oculto, monstro que tememos não dar conta e que venha nos devorar.
            Quanto a vida ser instável, bem, posso lhe dizer que não é só a sua. É impossível alguém ter certeza de tudo. Desejar isso é desejar o impossível e isto nunca leva a lugar algum. Talvez seja muito mais proveitoso você investigar porque você não encara a instabilidade normal da vida como algo natural, mas vê isso como se fosse uma nuvem negra que decide se alojar por cima de você.
            Ser humano não é mesmo fácil. É preciso aprender a lidar com as instabilidades e tirar o melhor proveito que a vida oferece. É se recriar internamente inúmeras vezes para que cada vez mais, em cada nova recriação, possamos melhor aproveitar a vida. Para isso acontecer é necessário que, com bastante freqüência, tenhamos coragem de abrir muitas portas que estão fechadas para descobrir o que escondem. Não entre nessa de querer um remédio para não sentir. Isso só te afasta de você mesma e faz com que fique assustada e deixe de encontrar muitos tesouros. Escreva o fim desse suspense de forma que lhe seja mais favorável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário