segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Saber Escolher



            Conversando com uma amiga ela me disse como era difícil fazer determinadas escolhas, mas que depois de fazê-las se sentia bem melhor e em paz. Pude dizer que não era difícil só para ela, mas para todos nós. Fazer uma escolha é sempre algo que nunca é fácil e demanda pensamentos da nossa mente.
            É que quando temos que tomar uma decisão implica sempre em assumir uma perda. Toda escolha significa abrir mão de uma outra coisa e como não gostamos de saber que estamos perdendo algo a gente se impede, muitas vezes, de pensar em qual seria a melhor decisão para nós.
            Algumas decisões são fáceis pois os prós e contras se apresentam muito claro e sem sombra de dúvidas. Porém, quando para se tomar uma decisão as coisas não ficam tão claras, as coisas complicam e nos traz ansiedade. Nesses momentos não queremos perder nada e qualquer caminho que se escolha parece que vai trazer aquele insuportável sentimento de perda. No entanto, a vida madura implica em fazer escolhas, o que torna então a capacidade de pensar bastante importante.
            Pensar verdadeiramente é aliar razão com emoções. É manter um equilíbrio entre esses dois para que se chegue mais perto de um pensamento que faça sentido para aquela pessoa. Para ser maduro demanda que aceitemos os limites da vida e possamos tolerar algumas perdas para que consigamos nos dedicar de coração àquele caminho que escolhemos. Quando assim ocorre seguimos em paz e tranqüilos. Caso não nos preocupemos em fazer uma escolha, a vida pode fazer uma por nós, mas o preço disso pode ser muito alto e desagradável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário