sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pergunta de Leitora - De perder a cabeça



Oi, pergunta breve! Oi Sylvio. Queria (preciso) te fazer umas perguntas porque estou realmente perdida.
Ser livre é lutar contra impulsos fortes que nos prejudicam, mesmo que visem o prazer à curto prazo?
Nós não somos nossos impulsos/desejos? Onde fica localizada nossa identidade? Está naquilo que a razão nos manda ser? Por exemplo, se temos em nós o desejo de morte... fica difícil pensar à longo
prazo, certo? As coisas se complicam em nossa mente e começamos a pensar como obesos ou drogados.
Isso é ruim, então o que falta para pessoas assim resolverem ir pelo caminho certo? Como ignorar o bem à curto prazo que alguma cosias ruins nos proporcionam? Se puder responder eu agradeço muito mesmo. Acabei trancando a faculdade no último ano por tudo isso. Essa luta entre razão e emoção, vida e morte, essa problemática da identidade.

            O titulo do seu email foi Oi, pergunta breve!  que está totalmente contraditório com o conteúdo que não tem nada de breve. Li e reli sua mensagem e confesso que fiquei sem entender qual a sua questão de fato e como você gostaria que eu a ajudasse. Acho que até mesmo a forma como você escreveu reflete a confusão que se encontra aí dentro de você.
            Parece-me que você se encontra em conflito. Agora sobre a natureza desse conflito não faço idéia. Arrisco a dizer que estar em conflito para você, nesse momento, é intolerável de aceitar. A impressão que fica é que o conflito está intenso e que você quer se livrar dele o mais rápido possível. Realmente estar em conflito não é agradável, mas ninguém se livra dele. Ele serve para ser elaborado.
            Ao nos dar conta dos nossos conflitos precisamos desenvolver uma mente que possa pensá-los. Esse pensar é tal qual um processo digestivo onde algo é digerido até poder servir de alguma forma. Em outras palavras, o pensar é transformar os seus pensamentos e na transformação haver o desenvolvimento. No decorrer desse processo você se modifica e tem a chance de entender coisas que antes estavam te perturbando.
            Não posso ser mais específico pois você foi vaga em falar de seus conflitos. Acredito, no entanto, que o que você quer é estar em análise e ter alguém a seu lado para lhe ajudar a dissipar muito da sua confusão. Já pensou em procurar um profissional que te escute? Você não precisa ficar perdida, basta escolher o caminho do autoconhecimento e se entregar a essa jornada. Assim, poderá saber mais da sua identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário