segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Autoritarismo e Autoridade



            Apesar de parecer a mesma coisa autoritarismo e autoridade são bem diferentes. A primeira está a serviço da arrogância e do controle enquanto a segunda está a serviço da ordem e contenção. As vezes a linha que separa essas duas coisas é tão tênue que frequentemente uma pessoa passa de uma posição de autoridade para a de autoritarismo muito facilmente e sem perceber.
            Possuir autoridade é se dar o direito de algo, direito este conquistado através de um longo percurso no qual a aprendizagem está presente e por fim fazer bom uso do que foi aprendido. Já autoritarismo diz respeito a uma posição de prepotência. Usa do conhecimento que tem para fins de controle e de desprezo do outro.
            Uma autoridade pode ser representada por pais, professores, médicos e todos aqueles que de alguma forma querem o bem do outro. Servem como ponto de referência e ajudam a conter as emoções conflituosas que tanto pode deixar alguém perdido. Já um autoritário também pode ser encontrado em pais, professores, médicos e todos aqueles que de alguma forma não olham para o outro como humano, mas como objeto a ser controlado e até menosprezado. Não pode mais ser visto como ponto de referência porque usa da violência, seja ela física ou psicológica, para dominar e tirar a humanidade que está no outro.
            Quantos pais não agem assim e com isso deixam de ser aquelas pessoas com quem os filhos possam contar e passam a ser aquelas pessoas que os filhos passam a temer e evitar? E o que dizer de médicos autoritários que mais assustam seus pacientes do que os ajudam num momento difícil e delicado? Sem contar os professores que têm prazer em humilhar seus alunos em vez de colaborar para a aprendizagem deles.
            Há muitas pessoas fazendo uso do autoritarismo, que nada mais é do que uma manifestação da arrogância. Arrogância é patológica, pois implica se agarrar numa posição onde se acredita melhor que os outros e de que não há mais nada a ser aprendido. A arrogância engessa as pessoas deixando-as imóveis para aprender. Se humanizar tem a ver com aprender e com isso podemos ver que quem faz uso da arrogância se desumaniza em vez de se humanizar. E quem se desumaniza não consegue ver o humano em si próprio e nem no outro tratando tudo de forma rude e primitiva. O autoritarismo em vez de acender uma luz, aumenta a escuridão e o sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário