segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Homem e a Sexualidade



            No senso comum acredita-se que a sexualidade para o homem se dá mais facilmente e sem tantos problemas quando comparado com a sexualidade feminina. Engana-se, porém, quem assim pensa. As dúvidas e angústias sobre sexualidade atingem tanto homens quanto mulheres. Uma das que mais angustiam homens é a idéia equivocada que homem que é homem tem que estar disponível para o sexo a toda hora.
            Isso traz angústia porque deixa o homem preso e quem se encontra preso se vê sem escolha. Quando não há possibilidade de escolha só pode haver tensão e infelicidade. Na cultura popular é bastante valorizado o pensamento de que o homem tem que estar querendo sexo a todo o momento. Alguns homens até se envergonham em discordar disso, pois acham que isso os diminui em sua virilidade. Aliás, muitas mulheres contribuem muito para alimentar tal pensamento quando ao perceberem que um homem não estava tão afim assim de sexo o chamam de impotente ou gay. Isso os faz se sentirem culpados por não desejarem o sexo.
            A cultura machista presta um enorme desserviço a toda sociedade. Tanto para as mulheres, que passam a ser apenas objetos, quanto para os homens que ficam aprisionados numa idéia de que têm que querer sexo sempre e ainda por cima dar conta do recado de forma espetacular. Tantos homens quanto mulheres são seres humanos e por isso mesmo ficam suscetíveis a variáveis. Haverá momentos que uma pessoa deseja sexo, outros que se encontra esgotada e não quer nada com o sexo. Isso é válido para qualquer gênero.
            Sexo não pode ser obrigação. Se assim for torna-se um fardo e não mais uma parte agradável da vida. Acreditar que homens precisam ser potências sexuais a todo instante desumaniza a figura masculina trazendo muitos aborrecimentos e até adoecimentos. Veja o sucesso das pílulas para a impotência usadas até por homens que delas não necessitam. Isso acontece porque não confiam mais no desempenho sexual normal, mas ficam amarrados numa falsa idéia de que o sexo exige uma performance em grande estilo, de grande durabilidade e a todo instante. Sexo precisa ser prazeroso e não um espetáculo. Está mais do que na hora dos homens se humanizarem e de deixarem o pensamento machista para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário