segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O Analista não dá Conselhos



            São muitas as pessoas que acreditam que a função do analista é a de dar conselhos ao analisando. Todavia, isso é um tremendo engano. O espaço analítico não é o de aconselhamento, mas de descoberta. A análise permite que uma pessoa se conheça mais, fique mais sujeita de si própria e não fique fadada à repetição inconsciente, pois quem não se conhece fica preso à repetição e quem está preso não pode estar livre para viver de fato.
            Durante a análise o analisando ao descobrir mais acerca de si mesmo pode entender melhor os fatores que o deixa preso e com isso tomar outro rumo que o leve à liberdade. Isso só acontece quando o analisando escolhe mudar e se responsabilizar pela própria vida. O analista não aconselha, mas pode, sim, apontar outro caminho e cabe ao analisando tomar sua decisão.
            Muito melhor do que receber conselhos é aprender a pensar por si e se responsabilizar pela própria vida. Quem fica preso aos conselhos se torna dependente, mas a análise visa sempre à libertação e isso implica aprender a pensar. O analista pode ajudar o paciente a usar sua mente para melhor viver.
            Também não cabe ao analista se responsabilizar pela vida de seu analisando. Caso o analista desse conselhos estaria assumindo uma responsabilidade e uma posição que não lhe pertence e tirando isso tudo do analisando. Seria tratá-lo como se fosse idiota, como se ele não fosse capaz de decidir por si próprio e não soubesse de si.  Para crescer verdadeiramente o analisando precisa, cada vez mais, confiar em sua própria mente. O analista dá interpretações e não conselhos. Resta a cada um escolher o que fazer com as interpretações dadas.

2 comentários:

  1. Seria como ir ver uma galeria de quadros , em que cada um interpreta a sua maneira?e um comentando com o outro sobre o que viu, o que achou ,vai enriquecendo o conhecimento do outro?e daqui a pouco (o analista) clareia para o analisando,sem coagí-lo sobre outros aspectos, por ser melhor entendido , em artes? Como se nossa vida fosse uma galeria de quadros,o que não deixa de ser? E aí podemos retocar a pintura,embelezá-la na próxima vez!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este texto. Gostei também do comentário acima e então pensei em uma galeria ,não de quadros,mas de vários tipos de espelhos - onde nos refletíssemos de muitas formas e em vários momentos.

    ResponderExcluir