sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pergunta de Leitora - Responsabilidade por si



Faço análise e estou insatisfeita com minha analista. Ela nunca responde as minhas perguntas e nunca me dá apoio. Vejo amigas que contam sobre suas analistas que as ajudam e dão conselhos. Minha analista nunca me diz nada que eu possa usar no dia a dia. Quando faço uma pergunta que obriga a uma resposta objetiva ela fica em silêncio. Eu quero soluções e não complicações. E os momentos de silêncio nas sessões são insuportáveis. Sempre espero que ela pergunte e diga o que posso falar, mas ela só fica a me olhar. Ela é a profissional e estou a pagando, então ela deveria dirigir a sessão. Falam que ela é muito boa, mas hoje tenho minhas dúvidas. Será que devo mudar de analista? Procurar alguém que me dê respostas?


            Você confunde a sua analista com uma conselheira. Quer colocá-la nesse papel e quando ela não aceita entrar nessa posição você se frustra. O papel do analista não é a de aconselhar, mas de ajudar o paciente a pensar sobre a própria vida. Parece que você rejeita o ato de pensar e quer que alguém pense por você.
            Desejar não pensar e querer que um outro faça isso por si é empobrecedor, pois te faz dependente de alguém. É obrigação de cada um pensar sobre a própria vida. O analista não resolve os problemas e a vida de ninguém, porém pode proporcionar um espaço onde o paciente fala e nessa fala um sentido novo pode surgir. O analista te ajuda a dar um sentido para os seus atos, pensamentos e emoções, mas cabe a você decidir o que fazer com esse sentido novo.
            E é bom que assim seja, já que quem paga o preço da sua vida é você mesma e não sua analista. Portanto as decisões devem ser suas. Ao exigir que outros te dêem respostas você deseja fugir das suas responsabilidades. Adota, assim, uma posição infantil onde necessita de algum adulto pensando e resolvendo as coisas. O espaço da análise deve ser usado para o crescimento e não para a infantilização.
            Entendo que assumir responsabilidades e pensar possa ser assustador. Crescer nunca é fácil e traz muitas dores, mas é necessário, caso queira viver de fato. Ao mesmo tempo que crescer traz angústias também traz conquistas importantes e saborosas, como saber que se é capaz de realizar as coisas. As verdadeiras realizações só vêem com a maturidade. Quando sua analista se cala ela te convida a assumir a responsabilidade pela sua fala. O analisando é também responsável pelo seu desenvolvimento no decorrer de sua análise. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário