sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pergunta de Leitor - O Caminho do Autoconhecimento



Nunca tive um relacionamento sério com ninguém. Só sexo mesmo. Sou homossexual e apesar de falarem que entre os homossexuais é mesmo difícil haver fidelidade eu de vez em quando sonho em encontrar alguém e ficar fixo. Tenho 29 anos e só me relaciono com os homens uma única vez. Depois eu os descarto e nem quero saber mais deles. Não consigo me interessar por eles e sinto até nojo. O problema é que eu só saio com homens heterossexuais, casados ou com namoradas. Sinto muito tesão em saber que eles me desejam e que deixaram a mulher de lado. Dou para eles e depois eu os mando embora e nem olho na cara deles depois que eles gozam. Me sinto forte quando faço isso. Só que ultimamente estou ficando cansado de ser sempre essa mesma estória. Estou até irritado com isso. Mas os homens que estão disponíveis para um relacionamento sério não me atraem. Gosto de homens que tenham mulheres. Não me entendo, só sei que estou me sentindo mal. O que me diz?


            É muito bom que você reconheça seu mal estar e procure entender o que te acontece. Esse é o primeiro passo para alcançar uma mudança. Você deseja mudar, mas também há um lado seu que resiste a mudanças e te mantêm preso numa repetição. Está sentindo que está na hora de quebrar esse ciclo.
            Ao transar com esses homens que têm mulheres você parece estar buscando vingança e triunfo. É isso o que até então estava movendo o seu desejo. Há um prazer sádico em ser capaz de seduzir um homem que aparentemente é heterossexual, levá-lo para a cama e depois descartar. Isso te faz se sentir poderoso. É você quem dá as cartas nesse jogo perverso, as regras foram formuladas por você e só te atrai os homens que se enquadram na sua encenação.
            O problema é que através dessa encenação você não sai disso. Repetir sem cessar é fonte de aborrecimento e leva à prisão das potencialidades e da vida. No palco sexual que você roteirizou não há espaço para improvisos e surpresas. Está tudo muito bem ensaiado: a sedução, o gozo, o nojo, o descarte e o (pseudo) triunfo. Reconhecer que essa repetição está te guiando para a infelicidade é a porta de saída para essa situação.
            Porém, é preciso mais. É necessário que você conheça melhor essa sua fantasia de triunfo e vingança. Ao dar um sentido para ela você poderá estar mais ciente do que realmente te acontece e fazer as mudanças que lhe agradem. Ao abrir mão do gozo da sua fantasia você poderá se abrir para outras possibilidades. Com a ajuda de um analista poderá se escutar melhor e compreender o que te passa. Um passo você já deu ao tomar consciência do seu desagrado. Que tal trilhar o caminho do autoconhecimento? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário