segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Trânsito, Onipotência e Contenção



            É mais do que sabido de que o trânsito nas cidades se encontra caótico e lamentável. Infrações, atropelamentos, xingamentos fazem parte do dia a dia de quem se locomove. Tudo isso é muito triste e é causado pela falta de contenção e pelo excesso de onipotência.
            A onipotência é um estado na qual a pessoa acredita que ela tudo pode, tudo dá conta e não reconhece limites. Vejo, com grande freqüência e infelicidade, que muitos motoristas estão prontos a chamarem atenção de seus pares quando alguém ultrapassa o sinal vermelho ou realiza qualquer manobra ilegal. Buzinam loucamente, quando não xingam ou fazem gestos obscenos. Porém, quando eles mesmos incorrem nos mesmos erros e são flagrados, eles ficam ultrajados e arrumam qualquer desculpa para tentar justificar suas infrações. Hoje tive que fazer isso porque estava com pressa. Parei na faixa de pedestre porque não deu pra atravessar. Enfim, são muitas as falsas desculpas porque no fundo, na maior parte das vezes, se trata mesmo é de falta de respeito. Se todo mundo pensar assim o numero de infrações será grande e o bom senso e respeito será deixado de lado.
            A contenção se faz necessária para a boa convivência no trânsito e na vida. Sem ela tendemos a achar que temos mais direitos que os outros e de que nossas necessidades são mais urgentes. Um grande engano porque todos têm pressa, mas não devemos nos basear nisso para justificar a falta de respeito. É necessário se conter e saber aguardar para que os direitos dos outros também tenham vez.
            Se valer da onipotência é um grande mal porque nos faz achar que somos melhores e mais importantes que os outros. Isso destrói a humanização e cria cada vez mais violência e desrespeito. Se conter é se dar limites e saber que não existe só nós, mas toda uma comunidade lá fora. Se dar limites é reconhecer e ver o outro não como obstáculo que só existe para nos aborrecer, mas como um outro ser que está vivendo a vida assim como nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário