sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Timidez é auto-olhar cruel



Sou extremamente tímida e morro de medo de errar. Tenho medo de falar em público e começar a gaguejar. Nunca consigo falar o que realmente quero e penso e suo frio quando alguém me questiona. Não namoro e nunca namorei e já tenho 28 anos. Fiz minha faculdade de nutrição e quando tinha que apresentar seminários eu até tinha que tomar calmantes. Só que estou cansada de ser tão tímida e queria ser mais leve e tranqüila. Queria entender porque sou assim e melhorar. Quanto tempo leva para eu melhorar se eu fizer uma terapia? E você pode me falar um pouco sobre o que é a timidez?

            O primeiro passo para uma mudança é o desejo por ela e isso você já mostrou que tem. No entanto para uma mudança real acontecer é preciso mais passos e que você seja persistente e paciente com sua caminhada rumo à mudança que tanto deseja.
            A timidez é um estado no qual a pessoa sempre acha que está sendo observada e julgada. Teme receber a rejeição do outro e de que jamais será aceita do jeito que ela realmente é. Isso acontece porque todo tímido é um crítico cruel de si mesmo. É alguém que tem uma baixa autoestima e se julga constantemente. Assim, como o tímido se julga negativamente ele acredita que os outros façam a mesma coisa e venham a rejeitá-lo e a rejeição é sempre algo muito doloroso. Para evitar a suposta rejeição se intimida e fecha-se sobre si próprio, pois quem não se expõe corre menos risco de receber uma avaliação e ser rejeitado.
            O problema é que com isso o tímido, por não se expor, termina por perder muitas oportunidades o que contribui para o aumento de sua baixa autoestima e com isso sempre acredita menos em si próprio. Quem não se expõe não evolui, pois não aprende já que aprender significa lidar com os erros e aprender com eles. O desenvolvimento implica não se deixar intimidar pelos erros, mas saber usá-los como matéria prima para o crescimento.
            Se você se percebe cansada da sua timidez é sinal de que deseja uma mudança e de que vê que não precisa ficar mais assim. Quanto ao tempo da sua psicoterapia não há meios de precisar, já que cada psicoterapia é única e tem suas próprias características. Não se preocupe com o tempo, vai lhe ser muito mais produtivo você aproveitar sua psicoterapia para ser mais generosa consigo própria e aprender a não se julgar tão negativamente. Em sua psicoterapia vai ter a chance de aprender a ver os erros como aprendizagens e não mais temê-los. Ao aprender a ser diferente consigo mesma você tem uma maravilhosa oportunidade de construir uma outra história para a sua vida que já não precise mais se refugiar na timidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário