sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pergunta de Leitora - Dona da Verdade



Sou tipo uma psicóloga dos meus amigos. Eles sempre vem em busca dos meus conselhos e orientações e eu sempre sou solicita com eles. Devia ter feito psicologia, pois todos me acham a psicóloga. Só que não são todos que agüentam ouvir a verdade. Um amigo meu de longa data falando do relacionamento dele com outro homem não gostou das verdades que eu disse. Ele não fala mais comigo e não entende que eu só falei a verdade. Sinto muito que ele não suporte ouvir determinadas coisas. E quando alguém não segue minhas orientações e continuam na mesma e eu mostro isso as pessoas ficam bravas. A questão é: como faço para interpretar meus amigos e faze-los entender que estou certa e que só quero o bem deles? Eles parecem que não querem aceitar a verdade.

            Será que você aceita a posição de amiga? Creio que não, pois se coloca na posição de psicóloga e sai atirando o que você considera interpretações, mas que podem ser apenas julgamentos. Não cabe a alguém interpretar o amigo e insistir nisso pode fazer você se tornar inconveniente.
            Ao insistir e despejar nos seus amigos aquilo que você considera como verdade você ultrapassa limites e corre o risco de ofender. Primeiro porque pode nem ser uma verdade, é você quem pensa assim, e segundo nem todas as verdades a gente diz. Isso não é falsidade, porém respeito que se deve aos amigos. Você, parece, rompe fronteiras que deveriam ser preservadas. Você não preservou algumas fronteiras com seu amigo de longa data e ele talvez tenha mesmo sido ofendido pelo seu comentário.
            A questão que você precisa procurar responder é por que você necessita ser a psicóloga e não a amiga? Talvez porque você idealize a psicologia e julga que ela te arma com todas as respostas. Ao bancar a psicóloga você se sente mais poderosa só que isso é narcisismo e a psicologia não pode estar a serviço do narcisismo de alguém. O psicoterapeuta não tem todas as respostas e nem dá conselho e orientações, pois ele entende que não sabe tudo e que não deve nunca tirar a responsabilidade do paciente em tomar suas próprias decisões. O psicoterapeuta só pode ajudar o paciente a pensar sobre sua vida.
            Na amizade até há espaço para conselhos e orientações, mas apenas à medida que você saiba respeitar o próximo e não desejar que ele seja de um jeito ou outro. Ao se aborrecer quando não seguem suas orientações e conselhos você não aceita seus amigos já que estes questionaram suas diretrizes. Nestes momentos está mais para ditadora do que para amiga. Resta agora você refletir sobre como conduz seus relacionamentos e sua vida para que não se torne inconveniente e suposta dona da verdade.

2 comentários:

  1. Em minha opinião, esta pessoa precisa precisa urgente de um espelho. Melhor dizendo, seria bom que procurasse um psicoterapeuta, antes que acabe seus dias sozinha e amarga.

    ResponderExcluir
  2. até pq psicólogos não te falam verdades. pelo menos o meu não... vou lá pra admitir as coisas que eu já sei, mas que não quero aceitar... parei de contar certas coisas para os meus amigos justamente por isso: todos tem uma solução pra minha vida.. muitas vezes precisamos de alguém que simplesmente nos ouça. e outra, a sua verdade é carregada de emoções SUAS, opiniões SUAS.. então, não se auto-entitule psicóloga... ser a dona da verdade é uma fardo muito pesado.

    ResponderExcluir