sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Vício Pode Separar



Tenho 27 anos e namoro um homem de 30. No inicio do nosso relacionamento estava tudo flores e por causa do meu encantamento (ele é meu primeiro namorado) eu não via determinadas coisas. Agora passado um ano eu começo a ver coisas que estão me desagradando. Ele é alcoólatra e está cada vez pior. Ele bebe muito e de tudo e nega que seja alcoólatra. Ele acha que consegue parar quando quiser, mas não é isso que tenho visto nele. Antes era de sexta a domingo e agora é quase todos os dias e quando ele não bebe ele fica muito chato. Só que qdo ele bebe ele tb fica chato e está começando a ficar violento. Semana passada ele me bateu pela primeira vez e isso me assustou. Ele pediu desculpas e disse que isso jamais iria acontecer de novo. Falo com ele, sou carinhosa, tento ser compreensiva, mas nada adianta e o faz mudar. Não quero parecer uma mulher que o abandona na pior fase da vida dele, mas está difícil agüentar. Mas não sou má e nem mesquinha, mas só quero que ele melhore. Como posso ajudá-lo de fato?

            Quem está viciado em drogas, seja ela qual for, tende a achar que tem tudo sob controle e se engana. Conforme o tempo vai passando o vício se acentua, mas para o viciado é como se tudo estivesse normal, apesar das pessoas ao redor começarem a dar sinais de alerta. O viciado se apega à onipotência e não reconhece o seu problema terminando por adiar ainda mais uma mudança de atitude. Provavelmente seu namorado nega que tenha um problema e por isso mesmo não procura por uma mudança.       
            A complicada situação em que você se encontra é que você já percebeu que ele tem esse problema com o álcool, mas ele não. Ele prefere acreditar que nada está acontecendo e com essa atitude irresponsável vai se afundando e te convida a deixar esse problema de lado e não mais pensar sobre ele. Ainda bem que você não caiu nessa estória e está procurando pensar.
            O problema é que para alguém que está viciado se recuperar depende muito dele mesmo. Por melhor e mais acolhedora que seja as tentativas de fazê-lo mudar, elas são ineficazes se não encontram dentro dele esse desejo por se recuperar. É difícil agüentar quando você está empenhada em ajudar e dar o seu melhor e o outro ignora isso. Você sente que está dando murro em ponta de faca. Tenta ajudá-lo e sai machucada.
            Você diz que o está ajudando, portanto não há porque se sentir mesquinha. Ninguém pode tudo e você vê que há limites para o que você pode fazer. Não exija demais de você mesma, afinal, você é humana. Se ele não mudar provavelmente você se desinteressará desse relacionamento e é importante deixar isso claro para ele. Por pior que seja esse momento na vida dele é vital você mostrar que ele tem responsabilidades para com ele mesmo e para com esse relacionamento. Caso você se faça permissiva além da conta ele pode se acomodar e você se verá numa relação infeliz. Não tenha receio de cuidar da sua vida e de seus interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário