segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Hipocrisia



            A palavra hipocrisia vem do grego hupokrisis e tem o significado de fingimento. Inicialmente tinha um significado artístico, mas hoje é o ato de fingir ter determinados valores que não se possui. Esse termo, hipocrisia, é o melhor para se entender o que anda acontecendo com as tentativas de se proibir as obras do escritor Monteiro Lobato.
            José Bento Renato Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor original para a literatura brasileira. Não só foi um escritor que dedicou praticamente metade de suas obras à literatura infantil como também tratou intensamente da cultura e temas brasileiros. Suas obras encantam gerações de leitores. Muitos começaram a aprender a ler com seus livros. No entanto, esse escritor vem sendo alvo de criticas que estão a serviço da hipocrisia, ou seja, da destruição.
            Segundo esses críticos a obra de Monteiro Lobato é racista e preconceituosa, então por isso deveria ser proibida. É que em alguns de seus livros ele se refere à Tia Nastácia com termos hoje considerados pejorativos e também faz comentários que atualmente são considerados politicamente incorretos. Ora, por essa lógica torta deveríamos proibir Os Maias de Eça de Queiroz, Dom Casmurro de Machado de Assis, O amante de lady Chaterlley de D.H. Lawrence. Enfim, por que não proibimos a literatura de existir? Afinal tudo que é escrito sempre pode ofender alguém.
            Na hipocrisia existe um falso moralismo. Se pretende ser o que de fato não se é. Agora a hipocrisia é também um mecanismo de controle. Deseja-se, através do discurso hipócrita ditar o que é certo e o que é errado, mas isso é perigoso, pois nos trata como crianças que não podem pensar por si próprias. Todas as ditaduras começaram com restrições aos livros que são veículos do pensamento. O que se deseja quando se proíbe um livro é limitar o pensamento, é infantilizar a sociedade dizendo: não se preocupem, nós pensamos por você e decidimos o que vocês devem ler e pensar. Em todo ser humano há um lado construtivo e outro destrutivo. É uma pena que muitas vezes o lado pior se sobressai e contamina e destrói o que há de bom. Ditaduras, guerras, torturas são frutos desse lado destrutivo. A tarefa de cada um é limitar o seu lado ruim e desenvolver o que carrega de melhor e mais nobre. Isso é se tornar humano.

Um comentário:

  1. Muito legal Sylvinho, realmente na época de Monteiro Lobato não era crime dizer: "Nega Beiçuda", etc, etc, se agora o é... vamos fazer como na Grécia antiga (Biblioteca de Alexandria), vamos por fogo nestas literaturas, assim não ofendemos ninguém certo!!!
    Abaixo a ignorância - pré conceito: todo preconceito é irracional; é o conceito pré estabelecido antes do conhecimento adequado..., legalmente dizendo o uso e costume da época não definia como abusivo, era normal, uma gíria como hoje chamar seus amigos ou inimigos de "MANO" não é singular ou plural, pejorativo ou elogio; masculino nem tão pouco feminino - é nada. EITA baixa auto-estima!!!!!!!!

    ResponderExcluir