segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sonhos e Psicanálise



            Os sonhos são importantes para a psicanálise. Aliás, com a publicação do livro A Interpretação dos sonhos de Freud é que se tem inicio a história da psicanálise. Freud deu tanta importância para essa obra que até mudou a data da edição. O livro foi lançado em 1899, porém na contracapa ficou a data de 1900, para a psicanálise começar junto com o século novo que se iniciava.
            Até antes de Freud os sonhos tinham duas abordagens para o seu entendimento. Ou eram considerados insignificantes, sem valor e apenas como resíduos inúteis da mente, ou eram tratados como místicos, trazendo mensagens do mundo espiritual ou divinas. Enfim, os sonhos não eram tratados com importância e nem matéria digna de ser investigada.
            Freud foi inovador ao postular uma interpretação diferente dos sonhos, contrariando o que a ciência da sua época afirmava. Passou a ver os sonhos como passiveis de entendimento e não como ininteligíveis ou como carregando significados místicos. Ao atender pacientes, Freud percebeu que muito deles, relatando seus pensamentos, também relatavam seus sonhos e viu que havia aí uma possibilidade de entender melhor a mente e seu funcionamento. Só que os sonhos vêm, na grande maior parte das vezes, confusos e estranhos e era preciso desenvolver uma maneira de interpretá-los. Um sonho não deve ser entendido literalmente, mas sim como uma metáfora, algo que necessita de associações para se chegar ao significado latente.
            Para se chegar ao significado de um sonho é necessária a ativa participação de quem o sonhou. Sem isso é impossível uma interpretação. É que não existe uma coisa tal como um catálogo dos sonhos. Para cada pessoa uma determinada coisa tem sentidos diferentes.  Se uma pessoa sonha com um objeto isso não quer dizer nem que seja bom ou mau, é preciso investigar qual o sentido desse objeto para essa pessoa específica. Falando de forma simples, a interpretação dos sonhos nada mais é do que um trabalho de investigação e que pode revelar muito do inconsciente da pessoa. Freud afirmou que o sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente. Após Freud muitos outros psicanalistas e pensadores contribuíram muito para o entendimento dos sonhos, enriquecendo a interpretação dessa manifestação psicológica que tanto encanta e assombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário