sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pergunta de Leitor - Sempre podemos mais



Fico revoltado com as injustiças que vejo no Brasil e na minha cidade que é Londrina. È muito descaso do governo com os cidadãos. É só corrupção para tudo que é lado. Eu me sinto impotente em fazer algo para melhorar esse país e penso que não tem jeito mesmo. Nós todos somos vítimas de um sistema que não funciona e é perverso. Não sou político e por isso mesmo não posso fazer nada, mas bem que eu queria fazer algo. O que a psicanálise pode dizer sobre toda essa situação?

“Conta-se que um homem enviado pelo rei chega correndo na presença de um mestre zen que meditava e ordena que o mestre se apresente imediatamente ao palácio para ajudar o rei a resolver alguns problemas. O mestre nem se mexe.
O homem lhe diz: - O senhor tem a obrigação de ajudar o rei e dar a ele toda a sua assistência!
O mestre responde: - Acabando de meditar vou ajudar aquele homem no fim da rua. Assim ajudo o reino. Para salvar o mundo não preciso ser do governo.”

            Com essa simples parábola podemos ver que, na verdade, nunca somos tão impotentes e vítimas quanto imaginamos e se assim somos é porque assim permitimos. Há muitas coisas que você, eu e todos nós podemos fazer para melhorar a situação do país.
            Para começar é preciso saber votar. Conhecer bem seu candidato é vital para se fazer uma eleição justa e digna. E mesmo que o governante não se mostre respeitável precisamos cobrar respeitabilidade. É um trabalho de todos e que se vê na ética do dia a dia. Se somos injustos para com nossos vizinhos como poderemos cobrar por justiça e respeitabilidade? Se você vive bem e dentro dos princípios éticos já está num bom começo para seguir adiante.
            É necessário que você e todos nós descubramos maneiras de melhorar nossas vidas e nunca nos acomodarmos com a injustiça e descaso. É fácil ficar numa posição passiva e de impotência, mas encontrar outra que seja mais ativa exige bem mais trabalho de cada um. É assim que se começa qualquer coisa, mudando nossa própria posição interna. Ao agir sempre para a promoção do bem e da justiça, seja a sua e a do outro, você já estará contribuindo para o bem maior e abandona a posição de vítima e impotente. Sempre podemos mais do que pensamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário