sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pergunta de Leitora - Decifrar-se



Eu sonho muito de noite e queria saber mais sobre a interpretação dos sonhos. Sonho frequentemente com um gato preto em cima do meu telhado e que quero pegar esse gato a todo custo. O que será que significa? Segundo algumas pessoas sonhar com gato preto nunca é algo bom. Comprei esses dias um manual dos sonhos e fala que gato preto pode significar coisas ruins. Como se interpreta sonhos corretamente. A psicanálise trabalha com sonhos, não é mesmo?

            A vida onírica, ou seja, os sonhos, têm uma grande importância para a psicanálise. Freud foi o primeiro pensador que tratou os sonhos cientificamente sem ligar para a crença popular de que se tratava de algo místico ou para a crença científica da época que via os sonhos como produtos psíquicos sem sentido algum. Para ele os sonhos são comunicações da mente inconsciente.
            Sobre o que o seu sonho significa não faço idéia, pois a interpretação dos sonhos não se dá magicamente, mas se trata de um trabalho que exige do analista e do paciente. O conteúdo dos sonhos de uma pessoa tem significado único e exclusivo para aquela pessoa, precisando então que você faça suas associações com o sonho que teve. Nessas associações o significado do que o sonho representa para você pode ser captado e entendido. Numa análise o paciente tem participação ativa no processo de interpretação dos sonhos, já que se trata de uma comunicação da mente do próprio paciente.
            Não existe manual dos sonhos. Isso é pura bobagem já que não se trata de colar um significado qualquer a uma imagem, mas de se procurar o significado daquela imagem para aquela pessoa que sonhou. O gato preto do seu sonho não tem um significado em si, porém tem o significado inconsciente que sua mente deu a ele e esse significado não vai ser encontrado num manual, mas através da sua fala, porque só assim o significado pode ser revelado.
            Talvez, ao me escrever esse email, você esteja mostrando interesse em entender mais sobre sua vida psíquica. Caso entre em um processo analítico vai poder contar com a ajuda de um analista para te ajudar a entender sua mente e com isso entender a si mesma. Interesse por seus sonhos, que são seus produtos mentais, você já tem. Quem sabe o que não lhe falte é investigá-los com mais propriedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário