sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pergunta de Leitora - Indagações



Tenho 26 anos e até hoje tive 04 namorados, mas tem uma coisa que as vezes me incomoda. De forma geral sou muito sensata e equilibrada, mas as vezes acho que devo ser fria demais. Nunca senti aquele frio na barriga ao conhecer alguém, nunca passei o dia todo com uma pessoa na cabeça, nunca agi de forma melosa e apaixonada, aliás, tenho a impressão de que nunca fui emocional assim, enfim nunca senti o tipo de amor tão comum em todos os lugares. Sim, me dou muito bem no meu relacionamento atual e ficaremos noivos,  nos entendemos muito bem em todas as áreas, ele me faz rir, cuida de mim, temos uma química boa e tudo isso é recíproco. Mesmo assim ainda fico em dúvida sobre o assunto, será que eu amo e não percebo? Será que eu criei uma imagem idealista de amor, não percebendo o que sinto por estar preocupada demais em sentir o que aparentemente todos sentem? Ou será que de alguma forma sou muito racional e pouco emotiva? Pra completar isso não gira apenas sobre meu relacionamento, ainda moro com os meus pais e tenho a mesma sensação. Tenho um ótimo relacionamento com minha mãe, mas não consigo sentir a ausência dela como qualquer outra pessoa sentiria, um exemplo disso é que nesse último final de ano ela ficou quase 02 meses fora, e sendo bem honesta não senti saudades, em casa era como se tudo tivesse normal. Lembro que uma vez até desabafei com uma amiga a respeito e acabei chorando, porque realmente me sinto culpada, é como se eu não tivesse sentimentos. Sei que não devo ser tão insensível, então porque será que sou tão diferente das outras pessoas? Será que é egoísmo?

Obs: Não sei se faz diferença ou não, mas passei por um trauma de infância envolvendo meu pai, para ser franca até hoje isso me faz mal, e na verdade nunca contei a ninguém. Mesmo assim levo uma vida normal e me sinto tranquila nos meus relacionamentos.

            As pessoas são diferentes uma das outras. Nem todas reagem e sentem da mesma maneira. Por que será então que você se preocupa em se encaixar num modelo? Será que você procura por segurança ao querer se ver “igual” às outras pessoas? Só podemos ser nós mesmos.
            Não há nada demais em não ser tão emotiva. Não são todos que sentem o frio na barriga que você mencionou e isso não é indicativo de frieza e nem de insensibilidade. Sua mãe ficou fora por dois meses, e daí? Só porque não chorou de saudades significa que a ame menos? Não existe um padrão de como as coisas e sentimentos têm que ser. Cada um tem sua história e suas características.
            No entanto, a questão a ser pensada é que tudo isso parece, que de alguma forma, te incomoda. O fato de não se sentir emotiva não tem problema algum, mas o fato de se incomodar com isso sim. O título do seu email para mim foi: Racional demais? E com esse título você mesma está se colocando em dúvida, está duvidando desse seu jeito. Em outras palavras, você está se perguntando se você é desse jeito ou se está desse jeito.
            Se está desse jeito, racional demais, será que é uma defesa? Será que você se defende de sentir algo? Ao final de seu email você dá a dica que isto pode sim ter alguma relação com esse trauma de infância envolvendo seu pai. Pode descobrir mais sobre isso e com mais certeza caso resolva se debruçar sobre sua história de vida e entender esse trauma que até hoje te faz mal. Tem muito a ganhar com um profissional que te ajude a se escutar e a trazer um significado para as suas indagações, pois senão ficará em suspense e sem se entender. Assim poderá ter a chance de fazer as pazes consigo. Não perca tempo e vá em busca de suas respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário