segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Medo de Errar



            Um dos maiores medos citados pelas pessoas é o medo de errar. Acham que se errarem, seja qual for o erro, vai ser o fim para elas e nada de bom vai sobrar e que nada poderá ser reparado. Isso pode ser uma fantasia, ou seja, uma ilusão e quando a fantasia se torna mais forte do que a realidade isso pode ser um problema.
            É normal e até esperado que as pessoas errem uma hora ou outra. Isso faz parte do crescimento de qualquer um. Negar isso é negar a condição humana, que se humaniza através dos erros. A gente, quase sempre, só aprende com os erros. Se não errássemos não teríamos o que aprender e por isso mesmo não haveria desenvolvimento.
            No entanto, nas fantasias de muitas pessoas, o erro ganha uma aura terrível. Passa a ser símbolo do fracasso, como se quem tem sucesso jamais tivesse errado. Pelo contrário, aqueles de maior sucesso, certamente, tiveram toda uma variedade de erros dos quais se beneficiaram ao aprender com eles. Só que tendemos a olhar apenas o sucesso dessas pessoas e acreditamos que este veio fácil, sem trabalho e sem nunca ter havido erros.
            É preciso se desfazer da fantasia de que errar é feio e trágico. Quando se erra e se aprende com isso o erro não foi à toa, mas serviu como instrumento de enriquecimento da pessoa. Caso se erre e não se pense nele aí a pessoa está a desperdiçar tempo e oportunidade. Erros fazem parte da vida e muito deles nem são assim tão terríveis como nossa imaginação quer. É preciso ter bom senso e pés na realidade.

Um comentário:

  1. parte do texto de F. Perls vem a calhar...

    ... Amigo, não tenha medo de erros. Erros não são pecados. Erros são formas de fazer algo de maneira diferente, talvez criativamente nova.

    Amigo, não fique aborrecido por seus erros. Alegre-se por eles. Você teve coragem de dar algo de si.

    São necessários anos para centrar-se em si próprio, e mais algum tempo para entender o ser agora.


    FRITZ PERLS do livro: In and out the garbaje pail.

    um abraço.

    ResponderExcluir