sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pergunta de Leitora - Saber Ouvir



Sou psicóloga recém formada aqui do estado da Bahia. Faço um grupo de estudo que tem seminários clínicos onde somos convidados a expor nossos casos. Eu já contei meus casos algumas vezes e toda vez me senti mal. É que todo mundo dá palpite, todo mundo parece saber melhor do que eu a situação clínica. Depois que apresento os casos eu fico muito mal mesmo. Desamparada. Me sinto a pior das psicólogas . Ao mesmo tempo eu fico com raiva dessa gente toda que critica meu atendimento. Fico com raiva porque se eu fosse seguir o conselho de todo mundo eu não conseguiria fazer nada, já que muito deles são contraditórios. Gosto muito da clinica mas é tão difícil... e tenho medo de me expor aos outros profissionais. O que posso fazer?

            Os seminários clínicos são situações onde ao se expor um caso todos os demais são convidados a dar suas opiniões. Isso tudo pode ser muito enriquecedor para a pratica clínica já que o psicoterapeuta que está atendendo o caso pode ouvir outros pontos de vista que podem ser esclarecedores. Porém, nem tudo é rosa. Expor-se nunca é fácil e pode gerar conflitos.
            Nem todas as opiniões são coerentes e muitas pessoas apenas falam não porque têm alguma contribuição de fato, mas porque desejam aparecer. Muitos profissionais usam esses seminários e encontros apenas para obter uma audiência para se exibir. É importante que você saiba filtrar o que você escuta e separar aquelas críticas que podem realmente te ajudar daquelas que não te servem.
            No entanto, a sua queixa revela que você não sabe lidar bem com críticas. É claro que ninguém gosta de receber críticas, mas é importante saber lidar com elas de uma forma mais madura, não ficando tão vulnerável a elas. Você não deve usar o seminário clínico para afirmação da sua atuação na clínica, mas como um lugar onde pode aprender. Caso só queira ouvir elogios à sua performance você deixa de aprender e se enriquecer. E como psicóloga recém formada é claro que tem muito que aprender. Até os mais experientes sempre têm muito o que aprender, ninguém nunca está pronto.
            O trabalho na clínica é encantador e gratificante, mas precisa-se de muito trabalho, estudo e empenho. Para trabalhar na clínica é também necessário aprender a tolerar as frustrações, que nesse trabalho são muitas. Para isso é vital que você trabalhe o desenvolvimento da sua própria mente, afinal a sua mente é o seu instrumento de trabalho e quanto mais você se conhecer mais isso te dará respaldo para ajudar um outro a se conhecer. Por isso que existe a recomendação do psicoterapeuta se submeter à própria psicoterapia. Aprender a se ouvir vai te possibilitar a ouvir os outros, incluindo aí seus colegas de seminário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário