domingo, 26 de agosto de 2012

Agressividade em Crianças



        
            A grande maior parte das pessoas estranha ou até mesmo não aceita que exista uma coisa tal como a agressividade em crianças. É que as crianças são sempre comparadas a anjinhos e anjos, imagina-se, não têm agressividade. Só que essa comparação é um terrível engano já que crianças não são anjos, mas pequenos seres humanos, e a agressividade está presente na vida de qualquer um, em qualquer idade.
             A agressividade pode nascer de uma frustração e dessa ultima as crianças sempre têm bastante. É impossível crescer sem nenhum tipo de frustração. Crescer, aliás, só é possível se houver frustrações e em se criar maneiras saudáveis de se lidar com elas. A vida sempre traz exigências que causam um certo desprazer e isso desperta uma fúria nas crianças que terminam reagindo com agressividade. Elas querem se ver livres desse desprazer a todo custo e usam da agressividade como forma de expressar seu desagrado. Acreditam que assim resolverão alguma coisa. E nisso tudo entra a mãe que acaba sendo o alvo da maior parte da agressividade das crianças. Elas projetam todas as suas frustrações na figura materna. Cobram dela quando não estão felizes e satisfeitas e podem ser muito duras com suas mães.
            Muitas mães ficam sem ação quando se deparam com essa agressividade e até acham que há algo errado com seus filhos, mas não é assim. É normal haver frustrações e agressividade e as crianças sentem que existem duas mães: a boa e má. Uma mãe que atende sempre o seu desejo e nunca exige nada e não causa nenhum desprazer e outra que é uma megera que só existe para estragar a vida. Quando elas agridem, em fantasia, a mãe, estão atacando essa mãe má e com o tempo e a sabedoria que vem junto com o crescimento os filhos percebem que essas duas mães são na verdade uma só e aprendem aceitá-la e ficam agradecidos pela mãe que suportou tanto ataques com galhardia. Tudo isso acontece numa dimensão emocional e não no plano racional. É algo que se vive e sente, não é algo que seja compreendido racionalmente.
            Queremos, muitas vezes, negar que haja sentimentos como agressividade nos seres humanos, mas isso é inútil. Somos todos seres humanos com todas as características que isso implica e conhecer nossa natureza e aprender como lidar com ela é sempre mais produtivo e sábio. Negar o humano que há nas pessoas é uma tentativa de barrar o que há de ruim, mas também acaba barrando o que há de mais belo e encantador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário