segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Amamentação



            É mais do que conhecida a importância da amamentação na vida do bebê. Há campanhas que incentivam esse ato que ajuda na saúde do bebê. Aqui neste texto não vou me deter sobre os aspectos nutritivos físicos da amamentação, mas dos aspectos emocionais que muitas vezes acabam sendo esquecidos ou menos valorizados. É uma verdade que o ser humano tende a não reconhecer aquilo que não consegue ver concretamente.
            A amamentação é também um ato de alimentação emocional. Nosso corpo precisa de nutrição física senão não há desenvolvimento, porém nossa mente também necessita de nutrição. E caso não a receba não se desenvolve ou desenvolve muito insuficientemente. A primeira alimentação emocional que recebemos na vida é com a amamentação. Isso acontece porque na amamentação não é só o leite que é transferido da mãe para o bebê, mas também o afeto e é justamente esse alimento, o afeto, que nos torna humanos. Sem ele não somos nada.
            Quando um bebê mama e a mãe dá de mamar há a chance de se desenvolver uma ligação emocional profunda. O bebê, esse ser tão desamparado, ao receber esse cuidado se sente seguro e pode internalizar essa figura de mãe boa. Esse processo de internalização é de extrema importância para o bebê criar autoconfiança e amor por si próprio. A amamentação é uma forma de amor e o bebê ao se sentir amado se permite também se amar. Faz ele se sentir merecedor desse amor e poderá carregar para o resto da sua vida esse sentimento. Quando tudo ocorre bem na amamentação o bebê pode crescer seguro de suas capacidades e potencialidades. Ao ser cuidado é que o bebê aprende a se cuidar.
            Sem alimento emocional o bebê não tem chances de se desenvolver com segurança. Faltou nutrição em sua mente. Podem tornar-se pessoas carentes e inseguras e que não sentem que tiveram o suficiente. Ficam famintas e com baixa autoestima, pois não internalizaram o sentimento de amor. É claro que todos esses problemas podem ser trabalhados mais tarde, e mais do que a amamentação em si o que conta aqui é a qualidade do relacionamento que existe entre mãe e bebê, mas isso não significa que a amamentação não é algo de importância para a vida. Amamentar é muito mais que um ato físico, é um ato que ajuda a formar um novo humano. Leite e afeto são necessários para crescer bem. Isto é alimentar o corpo e a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário