sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pergunta de Leitor - O Amigo Respeita




Eu sou gay e estou muito interessado em um cara amigo meu que tem no meu trabalho. Ele sabe que sou gay e aceita numa boa tanto que é meu amigo mas nunca tivemos nada. Ele não tem namorada e como estou interessado nele acho que eu devia dar em cima dele. Ele disse que não é gay, mas por que não tem namorada ou não sai com mulher então? E por que é meu amigo se sabe que sou gay e sabe que me interesso por homens? Acho que ele tem medo de se assumir. Quero dar em cima dele, mas como posso fazer isso de forma que ele entenda? Que ele aceita a sua homossexualidade?

            Em primeiro lugar você não sabe se ele é homossexual. Isto é um pensamento seu, mas pelo que você disse você não tem nenhum indício. O fato dele não ter namorada ou de até não sair com mulheres não significa em absoluto que ele tenha uma orientação homossexual. Há várias possibilidades para explicar isso que não seja a homossexualidade.
            Em segundo lugar mesmo que ele fosse homossexual e não conseguisse se assumir não cabe a você decidir isso por ele. Esta só pode ser uma decisão dele e no tempo dele e qualquer atitude que você tome para apressar isso você corre o risco de violentá-lo. Caso ele seja homossexual ou não e você tente dar em cima dele há a possibilidade de perder o amigo.
            Você tem uma visão preconceituosa sobre um heterossexual ser amigo de um homossexual. Acha que se isso ocorre é porque há algum outro interesse, porém é perfeitamente possível haver apenas o sentimento de amizade sem nada mais. A mesma coisa pode acontecer com um homem e uma mulher. Eles podem ser só amigos e não haver nada sexual na relação. É fato que a visão preconceituosa estraga muitas coisas boas.
            A verdadeira amizade não vê orientação sexual, credo, cor e nenhuma outra característica que tipifica uma pessoa. O amigo simplesmente vê a pessoa que o amigo é. Antigamente, com muita freqüência, as diferenças nas orientações sexuais separavam as pessoas. Não havia muito espaço para aceitar as diferenças e só se podia se relacionar com quem fosse parecido e tivesse os mesmos interesses. Apesar de isso ainda acontecer, hoje há muito mais formas de se relacionar fazendo com que a amizade possa se tornar mais ampla, verdadeira e menos preconceituosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário