segunda-feira, 16 de julho de 2012

Há mais coisas na vida



Havia um mosteiro budista numa ilha de modo que para se chegar ou sair de lá era necessário tomar um barco. Um belo dia um monge jovem saiu do mosteiro para realizar uma tarefa determinada por seu superior e foi para uma canoa que estava lá a sua espera com um barqueiro para conduzi-lo. Durante o trajeto no rio até a margem, o jovem monge olhava para o barqueiro e se sentia superior. Estava tomado por excesso de arrogância e encarava o simplório barqueiro com ar de superioridade. Quis mostrar o quão melhor ele era para o barqueiro que iniciou uma conversa.
- Você sabe teologia?
- Não – respondeu o barqueiro – nunca aprendi.
- Você sabe filosofia?
- Não, nunca aprendi.
- Que pena – disse o jovem monge – você perdeu parte da sua vida, pois são essenciais ao desenvolvimento.
O barqueiro só escutava e olhava para aquele jovem.
- Você sabe matemática e álgebra?
- Não, nunca aprendi.
- Que pena – continuava o monge – você perdeu parte da sua vida, pois são ciências nobres!
E assim foi até que meio atordoado o barqueiro não conseguiu desviar o barco de uma pedra pontiaguda que acabou por causar um furo. Entrando água no barco, este começou a afundar deixando o monge apavorado.
- Você sabe nadar? – gritou o barqueiro
- Não, nunca aprendi – foi a resposta do monge.
- Que pena, você perdeu toda a sua vida!

            Muitas pessoas pensam que acumular conhecimento é a coisa mais importante da vida e se esquecem que há muito mais verdade na sabedoria do que no conhecimento. Conhecimento em si não leva a nada se for apenas guardado. O conhecimento para valer de alguma coisa precisa ser usado, pois só isso gera algo novo. Sabedoria é sempre aprender com a vida e se envolver com ela. Só com a sabedoria podemos utilizar bem nossas mentes e nossos conhecimentos.
            Tal como na parábola acima, o monge que ficou tanto tempo estudando esqueceu-se de viver e de aprender coisas essenciais para se preservar e se fortalecer. Quando estamos no mundo real só o conhecimento não basta e é preciso também contar com a sabedoria que vem das experiências de vida. Ninguém adquire sabedoria através dos estudos e títulos que recebe, porém a conquista quando se permite viver a vida.
É até possível que uma pessoa que só acumula conhecimento queira se esconder da vida real. Ficam apenas nas teorias e nunca vão atrás das próprias experiências. Se escondem atrás de intelectualidades e se agarram a elas para se sentir com algum poder e valor. Acham que entendem tudo e de que há muito pouco para elas aprender. Chegam ao cúmulo da arrogância e fecham as portas para as aprendizagens da vida que são tão enriquecedoras.
As pessoas temem se abrir para as experiências porque muitas delas podem ser difíceis de serem sentidas. Queremos sempre evitar sentir aquilo que nos desagrada e alguém que se propõe a viver experiências precisa aceitar que ao mesmo tempo que há experiências boas há também as ruins. Porém, mesmo as mais ruins podem ser úteis para uma mudança de pensamento. Quando mudamos aprendemos algo que não sabíamos antes e isso gera sabedoria e um entendimento melhor da vida. Então que tenhamos conhecimento, mas que o usemos para alimentar nossas experiências de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário