sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pergunta de Leitora - Quando a raiva domina



Eu fico com raiva muito facilmente. Qualquer coisa é motivo para que eu venha perder a cabeça e brigar com quem quer que seja. Meu marido, então, se fala algo que me desagrada, eu explodo na hora até xingando-o. não gosto mesmo de ser contrariada. Tenho uma boa posição social e isso faz com que muitas pessoas me obedeçam e jamais me contradigam. Mas caso alguém ouse fazer tal coisa, acaba o meu dia. Claro que antes eu acabo com a pessoa, falando mal dela ou até brigando. Está sendo difícil para mim dirigir no transito. Fico louca de raiva e fico imaginando que tenho um daqueles caminhões gigantes e passando por cima de todo mundo. Estou num estresse muito forte e minha médica falou que deveria fazer uma psicoterapia. Mas eu prefiro resolver as coisas rapidamente, sem muitas delongas. O que vc pode dizer sobre a raiva e como combatê-la?

            Raiva faz parte da vida e é algo natural. É impossível alguém não senti-la uma hora ou outra. A raiva, dependendo do caso, pode até ser positiva, pois nos incita à defesa e à sobrevivência. Porém, quando ela passa a tomar conta da vida, os problemas aparecem.
            Você está numa posição onde não admite ser contrariada e essa é a posição em que se encontra bebês e crianças pequenas. Eles pensam que o mundo e todas as pessoas próximas que giram ao seu redor só existem para trazer satisfação e não admitem ser jamais contrariados. Com o tempo e através de muitas frustrações, que são inevitáveis, as crianças percebem que as pessoas ao seu redor têm interesses próprios e suas próprias necessidades. Aprende-se aí a fazer concessões e ser mais flexível. Enfim, aprende-se a crescer e a aceitar a realidade.
            Ao agir de uma maneira tão ditatorial, você age de uma forma muito primitiva, se agarrando a uma posição onde não se tolera a menor frustração. Quer, porque quer ser satisfeita e dane-se o resto. Assim você até afasta as pessoas porque se torna desagradável. Talvez por você ter uma boa posição social, como você colocou, faça com que exista pessoas que te ature porque precisam de você ou por interesse próprio mesmo, mas o que fica claro é que você não se mostra interessada em ninguém além de si própria.
            Ouso dizer que você preferir não estar em terapia tenha mais a ver com você não gostar de ser contrariada do que com rapidez de solução. Quem está em terapia é contrariada algumas vezes e é até bom que assim seja, pois mostra que a vida real exige crescer e saber que não se é a única pessoa no mundo que tem necessidades e urgências. Aprender a tolerar frustrações é a melhor maneira para se desapegar da raiva que sente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário