segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ansiedade em fica só



            Uma ansiedade muito comum em grande parte das pessoas é a de ficar só. Elas se sentem incomodadas e inseguras quando se percebem sozinhas e chegam a ligar a TV e rádio para ouvir vozes e trazer mais conforto. Há realmente pessoas que temem o silêncio e o estado de ficar só e apenas de pensarem nisso já ficam apavoradas.
            Para começar é bom distinguir entre a solidão e o estado de ficar só. Não é a mesma coisa apesar de ser muitas vezes confundido. Solidão significa se afastar das pessoas, procurar pela distância, é característico de um estado mental específico e que geralmente é um problema para a vida da pessoa. Ela se fecha e receia qualquer contato. Já ficar só tem muito mais a ver com um momento e não um estado. São aqueles momentos onde o silêncio nos rodeia e podemos ficar mais cientes dos nossos pensamentos e emoções. Ficar só pode ser muito enriquecedor porque é um encontro consigo mesmo.
            Quando estamos com pessoas a gente se distrai e se enche de informações e muitas vezes com isso não prestamos atenção às coisas que sentimos. Mas quando estamos sozinhos ficamos conosco apenas. Nunca ficamos totalmente sós, sempre podemos contar com nossas mentes. Porém, há aqueles que temem ficar com seus próprios pensamentos e se ligam rapidamente a qualquer coisa que venha desviar essa percepção. Fogem de si e temem suas emoções.
            Reconhecer nossos pensamentos e emoções requer uma prática. Quem não está acostumado estranha mesmo e acha isso tudo assustador. A tendência geral é sempre a de distrair, desviar nossa percepção de nós mesmos, mas no silêncio nossa mente e seus produtos são colocados à nossa frente. Por isso que o silêncio assusta muitas pessoas; não são todos que aprenderam a se olhar e ver que essa pode ser uma experiência muito produtiva. No ficar só temos uma oportunidade de nos vermos melhor e de aprendermos sobre nós. No oriente, onde há uma tradição de se pensar sobre a mente muito maior do que existe aqui no ocidente, existe a prática da meditação que requer que a pessoa se encontre consigo própria. A meditação ocorre sozinha, cada um é responsável pelo próprio pensamento e tenta buscar sua verdade em vez de fugir dela. A ansiedade de ficar só, na verdade, tem a ver com a pessoa temer se encontrar quando este encontro devia sempre ser esperado e bem acolhido.

2 comentários:

  1. Adorei o texto e concordo! Meditar, termos um tempo p/ nós mesmos, para o autoconhecimento, é essencial para nosso desenvolvimento, para nos tornarmos mais lúcidos. Não é sempre que escrevo aqui, mas leio sempre seus textos e gosto muito de tudo o que escreve, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, um texto brilhante. A solidão entre pessoas é a mais cruel situação. Estar só é outra coisa, é como v escreve tão bem, uma oportunidade de reflexão, de estar bem consigo mesmo, o que é a chave para estar bem com os demais. Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir